Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto da ponte JK terá mudanças e obra atrasará mais

No início, o projeto de alargamento da ponte era orçado em R$ 24 milhões e previa a criação de três novas pistas no sentido Centro-Zona Leste e mais uma pista no sentido Leste- Centro.

23/04/2015 06:51

Prevista para ser entregue no ano passado, a obra de alargamento da Ponte da Frei Serafim vai atrasar ainda mais. A Secretaria de Transportes aceitou submeter o projeto de construção de mais uma via da ponte Juscelino Kubitschek ao Conselho de Desenvolvimento Urbano de Teresina para poder voltar a executar as obras. Com isso, a obra que já está parada há meses deve atrasar ainda mais.

O projeto que a Setrans tinha foi alvo de críticas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, da Ordem dos Advogados do Brasil e de outras entidades que estiveram presentes em audiência pública na tarde de ontem (22) na sede da OAB.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

Para o presidente da Comissão da Desenvolvimento e Patrimônio Urbano da OAB, Natan Pinheiro, com a submissão do projeto ao Conselho do município, deverão ser minimizados os impactos e a sociedade pode ter mais condições de ter suas demandas atendidas. “O projeto vai ser discutido e o objetivo é chegar em uma solução que seja melhor para a cidade e os habitantes”, pontuou o advogado. Ele criticou ainda o fato da população não ter sido ouvida para realização do projeto.

No início, o projeto de alargamento da ponte era orçado em R$ 24 milhões e previa a criação de três novas pistas no sentido Centro-Zona Leste e mais uma pista no sentido Leste- Centro, que seriam feitas na parte central, ligando as duas vias. No entanto, apesar de construída, a Setrans não realizou estudos de impacto ambiental e nem registrou o projeto no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, como determina a legislação, tendo em vista que se trata de obra de urbanismo.

Durante a audiência, o secretário de Transportes, Guilhermano Pires preferiu não culpar os antigos gestores por falhas no projeto e afirmou que tem o objetivo de dialogar com toda a sociedade para que a obra beneficie a população de Teresina.

Por: João Magalhães - Jornal O Dia
Mais sobre: