Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Professores anunciam greve para o dia 15 de fevereiro

Categoria quer que o Governo conceda aumento de 11,36% retroativo a janeiro.

09/02/2016 08:19

Representantes de 16 sindicatos de trabalhadores em educação de todo o país participam dia 15 de fevereiro, de um ato nacional e primeiro dia de greve geral na educação. O evento acontece às 09 horas, no teatro de Arena, no centro de Teresina. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação  no Piauí – Sinte, Odeni Silva, professores vão protestar contra a intenção do Governo em escalonar o reajuste de 11,36%, entre outras pautas de interesse dos trabalhadores.

“A pauta é simples. Queremos que o Governo conceda aumento de 11,36% retroativo a janeiro, reajuste dos técnicos administrativos em escolas e também contra a militarização das escolas pública”, diz Odeni Silva. Após o ato a ser realizado no centro de Teresina, os professores vão realizar uma caminhada em direção ao Palácio de Karnak.

Foto: Arquivo O Dia

Presidente do Sinte, Odeni Silva, diz que não aceitam escalonamento

A proposta do Governo é conceder o aumento de 11,36% dividido em cinco vezes. 2,27% seriam implantados nos salários de janeiro, maio e setembro de 2016 e janeiro e maio de 2017. O secretário de Administração do Piauí, Franzé Silva, explicou que a proposta do Governo é devida principalmente a dois pontos. “Temos a questão do fluxo de caixa. Passamos 2015 no limite, com planejamento. A situação ainda não mudou. Além disso, temos os gastos com pessoal que não podem ser elevados para não ultrapassar os limites de responsabilidade fiscal, o que prejudica muito o Estado”, diz Franzé Silva, secretário de Administração.

Enquanto o impasse não é resolvido, estudantes da rede pública estadual devem ser prejudicados com a falta de aulas, devido à greve dos professores. 

Por: João Magalhães - Jornal O Dia
Mais sobre: