Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura de Teresina homologa resultado do concurso da Guarda

Resultado foi publicado no DOM e nomeações acontecem a partir de 1º de julho.

24/06/2016 07:50

A Prefeitura de Teresina publicou no Diário Oficial de ontem (23) a homologação do resultado final do concurso para Guarda Municipal de Teresina. A lista traz 207 aprovados após as cinco etapas do concursos e que concluíram o curso de formação. De acordo com o cronograma já anunciado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), 50 deverão ser chamados dia 1º de julho e mais 50 em 1º de agosto.

 A homologação do resultado é necessária para que a Prefeitura inicie a convoca- ção dos aprovados. A equipe de gestão municipal estuda a formatação de um cronograma para convocar os demais aprovados, levando em consideração a disponibilidade orçamentária e financeira do município. Na semana passada, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, acusou adversários de utilizarem a discussão sobre guarda municipal para desvirtuar a real natureza da instituição. 

“Estamos tirando a Guarda Municipal do papel. A Guarda tem função patrimonial, mas indiretamente, contribuirá com a segurança pública. Esperamos que esses novos servidores estejam empenhados em contribuir com a cidade e com os teresinenses”, comentou o prefeito, explicando que a influência da guarda na segurança pública é pequena. 

O concurso da Guarda Municipal foi feito em cinco etapas: prova objetiva, teste psicológico, teste de aptidão física, avaliação de conduta social e curso de formação. Todas as etapas foram eliminatórias e classificatórias e 207 pessoas concluíram o curso de formação. A Guarda Municipal tem a função de proteger o patrimônio público. Ela deverá ter o caráter dinâmico, zonal, armada e estar presente nos espaços públicos. O salário inicial é de R$ 1.100 e o regime de trabalho é de 12h por 36h folgadas.

Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: