Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitos vão à Brasília pedir ajuda ao Governo Federal

Gestores querem discutir medidas para melhorar a situação fnanceira dos municípios por conta da crise

05/10/2016 07:42

Dezenas de prefeitos piauienses vão participar hoje da mobilização “Temer, ajude os municípios”, em Brasília. Como o próprio nome do evento informa, o objetivo vai ser pressionar o presidente Michel Temer (PMDB) a discutir com urgência medidas para melhorar a situação financeira dos municípios brasileiros. 

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal (PSB), informou que apesar da proximidade do evento com as eleições municipais, gestores já estão sendo mobilizados para se inscreverem no assunto. “O que vemos hoje é uma verdadeira falência do municipalismo. E cabe ao Governo Federal atuar no sentido de melhorar, pois são as prefeituras que estão na ponta do serviço oferecido a população”, diz o presidente. 

Presidente da APPM, Arinaldo Leal, diz que há uma falência do municipalismo e que o Governo Federal deve atuar para melhorar repasses (Foto: Elias Fontenele/ O Dia)

Entre as principais reclamações dos gestores municipais estão a queda nos valores dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios e o atraso nos repasses de programas nas áreas da saúde e assistência social. Além disso, os gestores municipais reclamam dos reajustes de salários de categorias profissionais, que são autorizados pelo governo federal sem que seja feito o repasse necessário para que os municípios efetuem os novos valores. 
O evento ocorre três dias após as eleições municipais, por isso, deve servir também para que a Confederação Nacional dos Municípios discuta formas de fortalecer o municipalismo com os novos gestores municipais.
Por: João Magalhães
Mais sobre: