Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeito de Piripiri deixa Prefeitura sob escolta policial durante protesto

Populares fizeram protesto contra o embargo da construção de conjunto residencial. Prefeito Luiz Menezes chamou ato de 'baderna'.

03/04/2017 19:17

O prefeito de Piripiri, Luiz Menezes (PMDB), precisou sair escoltado da Prefeitura nesta segunda-feira (3), depois que o veículo em que ele estava foi cercado por populares que protestavam contra o embargo da construção de um conjunto residencial que deve beneficiar 300 famílias.

Entre os manifestantes também havia membros da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí (FAMCC).

No vídeo abaixo é possível ver que os manifestantes avançam em direção ao carro do prefeito mesmo na presença de policiais militares. O motorista, então, dá a ré para conseguir escapar do protesto.


O operário Francisco Eduardo da Silva trabalha na obra e também está entre as pessoas que serão beneficiadas com as casas, cujo financiamento está sendo feito com recursos do programa "Minha casa, minha vida". Em entrevista ao portal Piripiri Repórter, ele disse que há cerca de cinco anos as famílias lutam pela construção desse conjunto residencial, e não vê justificativa para que a obra seja embargada.

No final da tarde desta segunda-feira a reportagem do portal O DIA entrou em contato com o prefeito Luiz Menezes em busca do seu posicionamento. Ele, no entanto, afirmou que só iria falar a respeito dessa questão pessoalmente, e pediu que uma entrevista fosse agendada para a manhã desta terça-feira.

Sobre o protesto feito por populares, Luiz Menezes disse que se tratou de uma "baderna" e que muitos dos manifestantes cometeram crimes como invasão de prédio público e desacato aos policiais militares.

Por meio de nota, a Prefeitura de Piripiri informou que a obra estava sem fiscalização antes de 2017 e que solicitou informações técnicas, a fim de atender às normas de engenharia.

Segundo a prefeitura, um aterramento feito na obra teria provocado o alagamento de vias públicas do município. 

A nota diz, ainda, que o prefeito Luiz Menezes recebeu representantes do movimento.

Confira a nota da Prefeitura de Piripiri na íntegra:

A prefeitura de Piripiri informa que a respeito de uma obra que não tinha fiscalização antes de 2017 solicitou informações técnicas a fim de atender às normas de engenharia diante de um aterramento que provocou o alagamento de vias públicas no município.

A Secretaria de Obras solicitou da entidade responsável o projeto e documentos referentes da obra para fazer o acompanhamento a fim de verificar a adequação às normas de segurança e à Lei Orgânica do Município no prazo de 10 dias, baseada no diálogo e na urbanidade. Sem justificativa manifestantes ligados à instituição invadiram a sede do município, mesmo com o interesse da gestão municipal de dialogar com os interessados na obra.

O prefeito Luiz Menezes recebeu os representantes do movimento, mesmo com a indisposição de alguns dos mesmos para o diálogo. O gestor reafirma que continua em busca de uma solução que garanta acima de tudo o melhor para toda a população de Piripiri.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: