Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PI: prefeito acusado de matar esposa tem o mandato cassado

Câmara de Lagoa do Sítio decidiu, por unanimidade, cassar o mandato de Zé Simão, que está preso em Teresina.

25/04/2015 10:52

Zé Simão, ex-prefeito de Lagoa do Sítio, interior do Piauí, teve seu mandato cassado pela Câmara dos Vereadores daquele município durante sessão realizada nesta sexta-feira (24). Zé Simão está preso em Teresina acusado de ter assassinado a própria esposa, ex-primeira dama Gercineide Monteiro , no começo de fevereiro deste ano.

Na sessão, os vereadores votaram quatro itens contra o ex-prefeito em processos que somavam mais de 200 páginas. O primeiro tratava de descumprimento do regimento interno da Casa, conforme explicou o presidente da Câmara de Lagoa do Sítio, o vereador Francisco Itamar Reis (PT).


Foto: Marcela Pachêco/O Dia

“O ex-prefeito se afastou por mais de 10 dias da cidade sem pedir autorização da Câmara para isso. E estava no meio de seu mandato. Quando ele veio procurar esta Casa para comunicar algo, já faziam 15 dias de sua ausência”, diz o vereador referindo-se ao período em que o ex-prefeito esteve em Teresina para o início das investigações da morte de sua mulher.

O segundo item votado dizia respeito à acusação do assassinato de Gercineie. O presidente da Câmara de Lagoa do Sítio classificou a conduta de Zé Simão como incompatível com o cargo que ocupava. Todos os oito vereadores do município votaram a favor da cassação do ex-prefeito.

O terceiro item referia-se à denúncia de irregularidades na construção de uma pista de rally em Lagoa do Sítio. Segundo o vereador Francisco Itamar, a Prefeitura teria aberto licitação para que uma empresa realizasse o serviço, no entanto, a obra toda teria sido iniciada com o maquinário da própria Prefeitura de Lagoa do Sítio.


Foto: Portal V1

 O último item votado pela Câmara dizia respeito à improbidade administrativa cometida por Zé Simão em seu mandato. “O que constava no processo era que a Prefeitura não repassava para as instituições financeiras responsáveis o dinheiro dos empréstimos consignados celebrados pelos servidores municipais. Essas pessoas tiveram o nome incluído no CERASA por conta disso e procuraram a Câmara para fazer a denúncia”, diz o vereador Francisco Itamar.

A defesa de Zé Simão acompanhou toda a sessão na Câmara, mas a presidência da Casa afirmou todo o processo ocorreu dentro da legalidade com o cumprimento de todos os prazos.

Novo prefeito empossado

Ainda durante a sessão de ontem (24), A Câmara dos Vereadores de Lagoa do Sítio empossou Antônio Benedito de Moura, o Antônio Ditoso, como o novo prefeito do município. Ele era vice de Zé Simão.


Leia também:

Lagoa do Sítio: suspeito de crime, Zé Simão deve ser expulso do partido 

Prefeito acusado de matar esposa no Piauí é afastado do cargo 


Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: