Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeito toma posse e anuncia congelamento de passagem para estudante

Firmino Filho anunciou que a vai manter o congelamento da tarifa de ônibus para os estudantes, mas adiantou que o valor da passagem inteira deverá aumentar

01/01/2017 17:31

O prefeito Firmino Filho chegou à Câmara de Vereadores após as 18h e anunciou que vai manter o congelamento da tarifa de ônibus para os estudantes. Por outro lado, adiantou que o valor da passagem para o restante da população deverá aumentar. "Na terça ou na quarta, o Conselho Municipal de Transportes e Trânsito irá devolver o parecer sobre o valor sugerido. Dificilmente não terá reajuste", disse o tucano. A proposta inicial é de que a tarifa suba para R$ 3,30, ou seja, 20% mais cara do que o valor atual, de R$ 2,75.

Fotos: Assis Fernandes/ODIA

Firmino também antecipou o teor do seu discurso de posse. "Eu vou mostrar a dificuldade financeira. A previsão de notícias boas é só em 2018. Mas vou fazer um discurso focado na esperança na nossa gestão e em dias melhores", disse o prefeito.

Segundo Firmino, a alternativa para driblar a crise será a captação de recursos de forma criativa, como as parcerias público privadas, iniciando pela iluminação pública. Os convênios com bancos, para conseguir empréstimos, também serão medidas anunciadas hoje.

A posse dos vereadores e a eleição da mesa diretora já aconteceu. Em seu discurso, o novo presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar, afirmou que vai tratar todos os vereadores da mesma forma. "Aqui é o palco de todos os debates que interessam a cidade. Da minha parte não terá distinção entre partidos, oposição e governo", destacou.


Em seguida, uma comissão de vereadores formada por Teresa Brito (PV), Edson Melo (PSDB), Luís André (PSL) e Enzo Samuel (PC do B) foi buscar o prefeito Firmino Filho e o vice Luís Junior, para empossá-los.

Atualizada às 18h30

Foi marcada para as 17h deste domingo a posse do prefeito Firmino Filho (PSDB), do vice-prefeito Luís Júnior (PMDB) e dos vereadores de Teresina. A solenidade acontece na Câmara Municipal e reúne várias autoridades do Estado.

Primeiro ocorre a posse dos vereadores e, logo em seguida, a eleição para a mesa diretora. Os parlamentares já entraram em consenso para o próximo biênio (2017/2018). Os nomes foram escolhidos de acordo com a representatividade de cada partido que fará parte da Câmara pelos próximos quatro anos.



Jeová Alencar (PSDB) vai ocupar o cargo de presidente; Luís André (PSL), será o primeiro vice-presidente; Professor Zé Nito (PMDB), segundo vice-presidente; Venâncio (PP), será o primeiro secretário; Dudu (PT), segundo secretário; Ítalo Barros (PTC), terceiro secretário; Gustavo de Carvalho (PEN), será o quarto secretário. Foi definida ainda Teresa Brito (PV) para ocupar o cargo de corregedora, Valdemir Virgino (PRP) será o ouvidor e Cida Santiago (PHS) ficará como primeira suplente.


Após a confirmação da mesa diretora, acontece a posse do prefeito e do vice. Luís Júnior (foto acima) já chegou à Câmara. Ele afirmou que não irá reivindicar cargos e que Firmino Filho não lhe determinou nenhuma função até agora. “Sou um técnico, e é com essa característica que estou à disposição para ajudar a gestão do prefeito em qualquer área que ele determinar. Importante é fazer parte da equipe, e não tentar escolher”, disse.


Por: Nayara Felizardo e João Magalhães
Mais sobre: