Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeita de Altos, Patrícia Leal desiste da disputa a presidência da APPM

Com a desistência, a campanha passa a ter candidato único, o prefeito Gil Carlos, de São João do Piauí., que disse respeitar a decisão e crer na união e consenso.

01/12/2016 06:42

A prefeita de Altos, Patrícia Leal (PT), desistiu da candidatura à presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Ela não se manifestou oficialmente após a decisão, mas teria dito que a desistência seria motivada por “deslealdade” no processo eleitoral, encabeçada por seus opositores. Com a desistência, a campanha tem candidato único, que seria o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos (PT).

Procurado pelo ODIA, Gil Carlos comentou a decisão de Patrícia e evitou polemizar. “Respeitamos a decisão da colega e continuamos acreditando firmemente que a unidade e o consenso são os melhores caminhos para o fortalecimento do municipalismo e para termos uma APPM atuante e de resultados”, ponderou. Nos bastidores se comenta que o prefeito buscará um diálogo com Patrícia, mesmo diante das críticas da colega. No entanto, a prefeita teria se mantido resistente à uma aproximação.

A reportagem de ODIA tentou contato com a prefeita, mas não obteve sucesso até o fechamento da reportagem. Durante todo o processo eleitoral, Gil Carlos vinha ressaltando que buscava um consenso na eleição da entidade. No entanto, Patrícia Leal recusava retirar seu nome da disputa para apoiar o petista, mesmo os dois sendo do mesmo partido. A disputa chegou ao Diretório do PT, mas tanto o governador Wellington Dias quanto os dirigentes do partido no Estado reforçavam que essa não era uma disputa partidária e que não entrariam no embate.

Patrícia Leal acusava Gil Carlos também de, com o apoio do atual presidente da APPM, Arinaldo Leal, utilizar a estrutura da entidade em favor de sua candidatura. Apesar disso, vinha mantendo diálogos com prefeitos em intensas viagens pelo interior do Estado. Ontem, entretanto, se divulgou que a prefeita teria desistido da disputa. As eleições para a presidência da APPM acontecem no dia 6 de janeiro. A chapa é encabeçada por Gil Carlos e tem o prefeito reeleito de Água Branca, Jonas Moura (PSD), como seu vice.

Por: Mayara Martins - Jornal O Dia
Mais sobre: