Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

População ribeirinha se reúne para homenagear Domingos Montagner

Celebração em memória do ator, que morreu afogado no Rio São Francisco, acontece nesta quarta-feira, 21, em Canindé de São Francisco, em Sergipe.

21/09/2016 16:04

A população ribeirinha, que vive nas margens do Rio São Francisco, já começou a se aglomerar na Prainha de Canindé de São Francisco, em Sergipe, para realizar o ato em homenagem aDomingos Montagner, que morreu afogado a 300 metros do local, ao tomar um banho no rio, na última semana. A celebração em memória do ator está agendada para acontecer a partir das 14h.

Homenagem a Domingos Montagner (Foto: Arquivo Pessoal)

Prainha de Canindé de São Francisco teve segurança reforçada para o evento (Foto: Arquivo Pessoal)

O EGO já havia divulgado os registros dos bastidores do ensaio do evento, que ocorreu na noite desta segunda-feira, 19. Segundo Fabio Moura, poeta e diretor teatral responsável pelo ato em homenagem ao ator, a montagem terá cerca de 20 minutos de duração. "Será rápida, porém muito rica. Vamos reverenciar os personagens mais famosos de Domingos. Terá palhaço, cangaceiro e até o Santo dos Anjos, de 'Velho Chico'. Nossa intenção é eternizar a brilhante carreira do ator que tanto fez por nossa terra", declarou Fabio.

Missa campestre com quatro padres

Uma missa campestre com quatro padres da região será realizada no local após o ato ecumênico e artístico com representantes de igrejas evangélicas, templos budistas, tribos indígenas e pessoas da sociedade civil e organizada. A celebração católica inicia às 16h e tem previsão de encerramento às 18h, com o canto da "Ave Maria Sertaneja", que é muito ultizado por fiéis do sertão nordestino.

Homenagem a Domingos Montagner (Foto: Arquivo Pessoal)

Os organizadores do evento contaram ao EGO que o ato de hoje é uma retribuição a tudo que Domingos Montagner fez, por meio de sua arte, pela população ribeirinha do Rio São Francisco, que serviu de referência para dois personagens de sua carreira: o Santo, de "Velho Chico", e Herculano, de "Cordel Encantado". O ator Umberto Magnani, que interpretou o Padre Romão na novela e morreu vítima de um acidente vascular encefálico, também será homenageado na ocasião.

Homenagem a Domingos Montagner (Foto: Arquivo Pessoal)

Segurança reforçada no local

Segundo Patrícia Brasil Rodrigues, secretária municipal de Cultura e Turismo de Piranhas, cidade do estado de Alagoas em que algumas cenas da novela foram registradas, a segurança na Prainha de Canindé de São Francisco foi reforçada para a realização do evento em homenagem a Domingos. "A prainha está com guarda-vidas, placas de aviso, bóias salva-vidas e lanchas para apoio", detalhou Patrícia.

Homenagem a Domingos Montagner (Foto: Arquivo Pessoal)

Montagner, o Santo de "Velho Chico", morreu na última quinta-feira, 15, após desaparecer no Rio São Francisco, em Sergipe. Ele tinha viajado para o Nordeste para gravar cenas da novela, foi tomar um banho de rio e, depois do mergulho, não voltou à superfície. O artista estava junto com a atriz Camila Pitanga, que pediu socorro após o colega ser levado pela correnteza. Deixou três filhos e mulher.

Fonte: EGO
Por: Rafael Godinho
Mais sobre: