Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PMT alega que entregou convocação de representante estudantil em conselho

Samille disse que não compõe o Conselho Municipal de Transporte Público.

30/01/2015 17:18

A Prefeitura de Teresina apresentou nesta sexta-feira (30) documentos que supostamente comprovam a convocação da representante estudantil Samille Lima Alves como membro do Conselho Municipal de Transportes de Teresina. A jovem informou ao PortalODIA.com que desconhecia sua convocação para a entidade. Os documentos são ofícios encaminhados pela Strans para o Diretório Central dos Estudantes da Uespi (DCE/Uespi). A entidade, contudo, já não existe há alguns anos.

De acordo com um dos ofícios, com data de maior de 2013, assinado pelo então reitor da Uespi, Carlos Alberto Pereira da Silva, Samille foi indicada para representar os estudantes da Universidade no Conselho. O ofício cita ainda que ela foi eleita como representante do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão em uma assembleia estudantil realizada no dia 17 de dezembro de 2011.

Fotos: Marcela Pachêco/ODIA


O segundo ofício apresentando pela prefeitura é da Strans e teria sido enviado para o DCE, através do setor de protocolo da Uespi, no dia 9 de janeiro deste ano. O documento informa que o mandato de Samille e do seu suplente, José Valmir Macedo, como membros do Conselho Municipal de Transporte Público, havia acabado. O documento solicita a indicação de novos nomes, que deveriam ser apresentados até o dia 12 de janeiro, mesmo dia em que o ofício foi recebido pelo protocolo da Universidade.

Em nota, a prefeitura argumentou que a entidade estudantil não se manifestou no sentido de substituir o nome indicado anteriormente e, por isso, os mesmos representantes foram mantidos.

Já no dia 26 de janeiro a Strans encaminhou - novamente através do protocolo da Uespi - uma convocação para a reunião que aconteceria às 10h30 do dia seguinte (27 de janeiro) e iria discutir o reajuste da tarifa de ônibus.

O PortalODIA.com buscou informações sobre os dois ofícios enviados este ano no setor de protocolo da Uespi, mas nenhuma deles foi localizado. Não é possível saber, portanto, se o documento foi encaminhado daquele setor para algum representante estudantil.


Como o DCE da Universidade está inativo e também devido ao pouco prazo dado pela Strans - tanto para indicar novos membros do conselho, quanto para informar sobre a reunião - é provável que as informações não tenham chegado até o destino final, no caso a estudante Samille Lima Alves, formada desde setembro de 2014.

Ela alega que sequer sabia que era membro do conselho e acredita que seus dados foram utilizados de forma irregular. �€œA única reunião que participei na Strans foi como membro do movimento estudantil, em 2012, e a era para discutir sobre a confecção das carteiras estudantis pela Uespi�€, disse.

Mesmo assim, a Secretaria de Comunicação da PMT alega que todos os integrantes do conselho foram convocados por meio do edital. E que quem não compareceu à Assembleia para decidir sobre o aumento da passagem não pode, legalmente, alegar desconhecimento do evento.

Mais sobre: