Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PMDB nega insatisfação e aguarda decisão sobre autonomia das coordenadorias

Marcelo Castro declarou que o Governo precisa fazer reajustes nas pastas que os peemedebistas vão assumir. "œO PMDB está muito satisfeito", disse.

28/03/2017 07:46

Membros do PMDB estiveram reunidos ontem (27) pela primeira vez após a consolidação da aliança com o PT para discutirem, entre outros assuntos, a posse dos indicados às coordenadorias criadas por Wellington Dias. Mesmo negando insatisfação com a coligação, os novos gestores ainda precisam esperar uma definição do Governo quanto à estrutura e orçamento das pastas. 
De acordo com o Presidente do Diretório Estadual do PMDB, Marcelo Castro, as dificuldades em assumir os cargos não mudam a posição do partido com relação à aliança. “O PMDB tomou essa decisão pela imensa maioria dos seus membros com a finalidade de participar da administração e também estarmos juntos em 2018”, reafirmou. 
Marcelo Castro declarou que o Governo precisa fazer reajustes nas pastas que os peemedebistas vão assumir. “O PMDB está muito satisfeito. Inevitavelmente, sempre gera algum atrito e cabe a nós dialogar e superar essas pequenas dificuldades que possam existir, mas, no conjunto, não estamos insatisfeitos”, explicou. 
 João Mádison, que indicou o sobrinho Leonardo Sobral para a Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural, afirmou que os novos gestores já estiveram reunidos com os Secretários de Planejamento, Antônio Neto, e de Fazenda, Franzé Silva, para buscarem resolver os problemas de orçamento e de estrutura física das Coordenadorias. “As coisas começaram a andar. São problemas pontuais”, pontuou o Deputado, que negou qualquer possibilidade de rompimento com o Governo. 
Representantes do partido também estiveram reunidos com o Governador para discutirem as demandas do PMDB. Segundo Castro, a reunião é para “afinar as decisões”. “Evidente que com a entrada de um partido no Governo algumas pessoas tenham que sair para as outras entrarem. Isso não deixar de surgir certos problemas e a gente tem que, com todo cuidado, fazer esse afinamento”, explicou. 
De acordo com o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, as posses dos demais gestores, entre eles, Pablo Santos na Fundação Hospitalar, devem acontecer até a próxima quinta-feira (30). “O Governo já está buscando as soluções e acredito que até quinta-feira estaremos com isso resolvido”, ressaltou João Mádison. 
“Secretário pediu 10 dias”, disse Marllos Sampaio 
Marllos Sampaio, indicado pelo partido para assumir a Coordenadoria Mais Vida com Cidadania para o Idoso, declarou que logo após a solenidade de posse, na terça-feira (21) procurou o Governo para ter informações sobre equipe e orçamento da pasta. No encontro, o Secretário Franzé pediu um prazo de 10 dias para que o ex-deputado inicie os trabalhos. 
“Ele deu um prazo porque é um órgão novo e ele precisa ver as instalações físicas, a questão de material, efetivo. Estamos aguardando. Até hoje não temos ainda uma resposta para começarmos os trabalhos, precisamos de condições”, informou Marllos Sampaio ao ODIA. 
O ex-deputado disse ainda que a Coordenadoria precisa de, no mínimo, 30 pessoas para atender todo o Estado. “Nin guém trabalha só. Claro que tenho minha equipe de confiança, mas também podem ser cedidos profissionais de outros órgãos. Queremos unir profissionais da área para satisfazer os idosos”, esclareceu. 
Sobre a autonomia financeira da pasta, Marllos Sampaio afirmou que o Secretário Franzé se comprometeu em estudar com os demais secretários a questão da dotação orçamentária da Coordenadoria. “Precisamos saber de quanto vamos dispor este ano. Foi algo que coloquei na mesa e ele ficou de fazer uma reunião com os secretários e com o Governador, que estava viajando”, explicou. Segundo o ex-deputado, as respostas devem ser dadas até o final dessa semana, quando o Secretário informará o valor do orçamento e a estrutura destinada ao órgão.
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: