Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauiense morre ao participar da 'Marcha das Margaridas', em Brasília

Ato pró-Dilma reuniu cerca de 30 mil pessoas, conforme estimativa da Polícia Militar.

12/08/2015 19:33

Duas participantes da "Marcha das Margaridas", realizada em Brasília, morreram nesta quarta-feira (12) enquanto participavam do evento. Uma das vítimas é a trabalhadora rural piauiense Maria Alzemira e a outra foi identificada como Maria Pureza, do Sergipe.

Segundo Anfrísio de Moura Neto, secretário da Terceira Idade da Fetag-PI (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí), Maria Alzemira tinha pouco mais de 40 anos e era natural de Monsenhor Gil, município localizado a 64 km de Teresina.

A piauiense sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na manhã de terça-feira, assim que a caravana do Piauí desembarcava no Estádio Nacional Mané Garrincha, local onde as participantes estão alojadas e que concentra boa parte da programação da marcha.

Abertura da Marcha das Margaridas ocorreu na noite de terça-feira, no Estádio Nacional Mané Garrincha, local onde as participantes estão alojadas (Foto: Janes de Souza)

Após passar mal, Maria Alzemira foi encaminhada para um hospital de Brasília, onde foi submetida a uma cirurgia na noite de terça-feira. De acordo com Anfrísio Neto, a piauiense permaneceu em coma desde que teve o AVC até o momento em que faleceu, por volta das 9 horas desta quarta-feira.

Segundo a Fetag-PI, o marido de Alzemira, Jurandir Santos, que é tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monsenhor Gil, embarcou num voo para Brasília ainda na terça-feira. "Nós demos a notícia de que Dona Alzemira havia passado mal e ainda na tarde de ontem [terça] ele viajou para Brasília. Mas hoje, infelizmente, ela não resistiu", detalha Anfrísio Neto, acrescentando que o corpo da trabalhadora rural deve ser transladado para o Piauí na madrugada desta quinta-feira.

A outra participante que faleceu, Maria Pureza, passou mal na manhã desta quarta-feira (12), quando a marcha já chegava ao Congresso Nacional. De acordo com Anfrísio, ela teria sofrido um infarto.

"Marcha das Margaridas" é um evento realizado a cada três anos e que reúne trabalhadoras rurais de vários Estados, além de estudantes e sindicalistas. Este ano a marcha chega à sua quinta edição, com aproximadamente 30 mil participantes, conforme estimativa da Polícia Militar.

Na tarde desta quarta-feira, as 'margaridas' receberam a presidente Dilma Rousseff (PT) no Estádio Mané Garrincha. Em seu discurso, Dilma homenageou as duas participantes que faleceram durante o evento.

Na noite de terça, foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quem esteve no estádio. Em sua fala, o petista voltou a comparar as gestões do PT com as do PSDB à frente do Governo Federal, ressaltando que o País experimentou um incrível desenvolvimento social e econômico nos últimos doze anos.

Mais sobre: