Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí é o estado que mais aumentou arrecadação

Secretaria da Fazenda diz que arrecadação subiu 16,13% nos dois primeiros meses de 2015.

18/04/2015 08:06

Dados do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) apontaram o Piauí como o Estado que mais cresceu na arrecadação própria no primeiro bimestre de 2015, em comparação ao ano passado. O estado aumentou em 16,13% a arrecadação própria, principalmente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS. Os dados do trimestre ainda estão sendo fechados, mas de acordo com o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles (foto ao lado), apontam para um bom crescimento.

“A credibilidade do governador junto à classe produtiva, aliada ao crescimento econômico do Estado, nos leva a esta conquista. No entanto, o Fundo de Participação do Estado (FPE) teve uma queda e isso faz com que o Estado ainda passe por problemas financeiros’, pontuou Fonteles. O secretário explicou ainda que apesar da recessão econômica pela qual o país passa, o Nordeste e principalmente e o Piauí têm sido menos afetados.

Ainda de acordo com Fonteles, a fiscalização da equipe da Secretaria de Fazenda tem contribuído para o aumento da receita própria do Estado. “Nossa equipe de auditores, analistas, técnicos e demais funcionários têm trabalhado efetivamente para fazer a arrecadação própria do Estado aumentar”, disse Fonteles.

O repasse do Fundo de Participação do Estado (FPE) teve um incremento nominal de apenas 4,09%, mas com o descontando a inflação, o repasse do FPE ficou 3,5% negativo. O FPE repassado é uma alíquota da arrecadação do Imposto de Renda mais o Imposto sobre Produtos Industrializados, e é o valor é diretamente proporcional ao desempenho da arrecadação, que tem passado por um decréscimo devido ao momento econômico brasileiro.


Foto: Arquivo O DIA

Por: João Magalhães - Jornal O Dia
Mais sobre: