Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí é líder em número de prefeitos cassados que permanecem no cargo

São 20 prefeitos que seguem nos cargos, após terem sido retirados dele pela Justiça Eleitoral. Apenas 4 cassados estão afastados.

24/02/2016 13:13

O Piauí é o Estado brasileiro que mais possui prefeitos cassados ainda exercendo o mandato, segundo um levantamento de um site nacional. São 20 gestores que continuam à frente do Executivo Municipal, mesmo após terem sido retirados do cargo pela Justiça comum ou pelas Câmaras Municipais. O levantamento mostra ainda que apenas quatro prefeitos cassados estão de fato foram do cargo no Estado.

Dentre os principais motivos para a cassação dos mandatos, estão a captação ilícita de votos, abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral, abuso de poder, improbidade administrativa, fraude e corrupção. Procurado pelo PortalODia.com, o Tribunal de Justiça do Piauí (TRE-PI), admitiu a veracidade dos números e informou que os prefeitos cassados que permanecem no cargo, continuam exercendo o poder por meio de recurso.

Os municípios em que os prefeitos cassados foram retirados do cargo são: Esperantina, São Miguel da Baixa Grande, Lagoa Alegre e Simões. Neste último, houve eleição suplementar, após o prefeito Edilberto de Carvalho (PSB) ter seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral em 2012. O atual prefeito, Francisco Pereira (DEM) venceu a eleição suplementar e assumiu o cargo.

Já em Esperantina, São Miguel da Baixa Grande e Lagoa Alegre, os prefeitos foram cassados, assumindo os segundos colocados. Em Esperantina foi cassado Lourival Freitas (PSDB), e assumiu Vilma Amorim (PT); Em São Miguel da Baixa Grande foi cassado Afonso Damásio da Silva (PSDB), e assumiu Josimar Moura (PMDB); Em Lagoa Alegre foi cassado Messias Moreira (PTB), e assumiu Gecimar Borges (DEM).  

Cenário nacional

De acordo com o levantamento, o Brasil tem 142 prefeitos cassados e fora do cargo, e 99 continuam no posto mesmo após terem seus mandatos retirados pela Justiça Eleitoral. Este último número corresponde a 4% dos prefeitos eleitos no pleito de 2012. A média de um gestor retirado do cargo a cada oito dias no país.

São Paulo (19), Minas Gerais (19), Rio Grande do Sul (15) e Rio Grande do Norte (14) lideram o ranking nacional de prefeitos cassados definitivamente. Apenas Acre e Roraima não têm prefeitos cassados pela Justiça Eleitoral após a eleição de 2012.

Por: Maria Clara Estrêla com informações do G1
Mais sobre: