Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí deve registrar abstenção de mais de 23% dos eleitores, avalia TRE-PI

No primeiro turno, o Estado registrou a ausência de 15,7% dos 2.37 milhões de votantes

28/10/2018 12:45

Mais de 15% dos eleitores piauienses optaram por não irem às urnas no último dia 7 de outubro, no primeiro turno das eleições. Com a votação somente para presidente, a expectativa é que a ausência seja ainda maior neste domingo. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) acredita que o número não seja menor do que 23% hoje (28).

Desembargador Sebastião Martins, presidente do TRE-PI (Foto: ODIA)

“Nós tivemos abstenção de 15.71% e desta vez acreditamos que vamos ultrapassar os 23%. Isso é normal porque a eleição é apenas para presidente da República. Além disso, muitos eleitores piauienses moram em Teresina e votam no interior. Como já viajaram recentemente, eu acredito que a abstenção deverá ser maior”, explicou o Desembargador Sebastião Martins.

Os números oficiais só devem ser divulgados após o fim da apuração dos votos em todo o Estado. Atualmente, o Piauí possui 2,37 milhões de eleitores e a previsão é que até as 21h todo o processo seja concluído.

“Cabe aos Tribunais Regionais encaminhar automaticamente a apuração dos votos, entretanto só vai ser iniciada às 19h por causa do estado do Acre, que tem duas horas a mais. Somente a partir desse horário será divulgado o primeiro boletim pelo Tribunal Superior Eleitoral”, finalizou o presidente.

Por: Ithyara Borges
Mais sobre: