Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí ainda tem 120 seções eleitorais sem energia elétrica

TRE terá que usar baterias em urnas eletrônicas por conta do problema.

07/09/2016 08:12

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) vai usar baterias em urnas eletrônicas de 120 seções eleitorais do Piauí de localidades que não possuem energia elétrica. O procedimento é necessário para garantir aos eleitores dessas regiões o direito de participar da votação. Apesar do número expressivo (cerca de 24 mil eleitores), o total representa apenas 1% dos 2,382 milhões de eleitores do Piauí. No estado, existem 9.217 seções eleitorais.

 Segundo a coordenadora das eleições 2016 do TRE-PI, Silvani Maia, as urnas destinadas a estas zonas terão ainda uma bateria extra, caso seja necessário. “O importante é que esses cidadãos participarão do processo democrático”, afirma a coordenadora.

A partir do dia 14, o TRE-PI começa a colocar nas urnas os dados dos candidatos e eleitores. Ontem à noite, em Brasília, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas que serão utilizados nas eleições de outubro.


Coordenadora das eleições, Silvani Maia, explica as estratégias (Foto: Arquivo O Dia)

A Lei das Eleições (Lei 9504/1997) prevê a realização desta cerimônia como forma de demonstrar a segurança e dar credibilidade à versão final dos programas computacionais utilizados na eleição. A lacração encerra a fase de compilação dos códigos-fonte que compõem o sistema eletrônico de votação e a assinatura digital assegura que não haverá modificação no software da urna, comprovando a autenticidade e a integridade do programa oficial final gerado pelo TSE.

No Piauí, 8.397 urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições 2016. Cerca de duas mil ficarão como reserva para possíveis eventualidades. Os equipamentos já foram distribuídos para as zonas eleitorais.

A partir do dia 15 de setembro, ocorrerão as audiências públicas de geração de mídia para inserir os dados dos candidatos e dos eleitores nas urnas eletrônicas. "A audiência pública conta com a participação do juiz e promotor eleitorais da respectiva zona, representantes da OAB e candidatos. Após a inseminação, as urnas serão lacradas e guardadas, ficando prontas para iniciar o processo de eleição no dia 2 de outubro", explica o secretário de Tecnologia da Informação, Anderson Lima.

Por: Robert Pedrosa - Jornal O DIA
Mais sobre: