Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Partidos começam a agendar convenções partidárias para lançar candidaturas

Com candidatura majoritária, o PTB será o primeiro partido a realizar convenção, lançando Amadeu

19/07/2016 07:20

Vários partidos políticos já definiram a data para realizar convenções. Neste ano, o período para realização das convenções inicia amanhã (20) e segue até 05 de agosto. Além do PV que agendou para 30 de julho, outras siglas já publicaram editais convocando filiados para convenções, como é o caso do DEM, que agendou para 22 de julho, o PEN para dia 20 de julho e o PSD para 27 de julho.

Foto: Elias Fontenele/ODIA

Entre os partidos que terão candidaturas majoritárias o PTB e o PSD já marcaram os eventos. O PTB vai homologar a candidatura de Amadeu Campos a Prefeitura de Teresina no próximo sábado, dia 23 de julho, no espaço do Atlantic City, na zona Sudeste de Teresina. O evento vai ocorrer entre as 14h as 17h. Na ocasião, também serão apresentados os candidatos a vereadores do partido.

Já o PSD, vai aprovar a candidatura de Dr. Pessoa a prefeito de Teresina no dia 31 de julho, no Clube dos 100, localizado do bairro Parque Piauí, na zona sul de Teresina. O evento deve contar com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, que também presidente nacional do partido.

O PSDB agendou a convenção, com os aliados, para o dia 30 de julho.

PV marca convenção municipal em Teresina para dia 30 e sinaliza apoio a reeleição do prefeito Firmino Filho

O Partido Verde vai se reunir com o prefeito Firmino Filho (PSDB) essa semana e a tendência é que a sigla feche apoio à reeleição do gestor da capital. De acordo com a vereadora Teresa Britto, o colegiado de pré-candidatos a vereadores pela sigla e o diretório municipal do partido tem sinalizado neste sentido e durante a conversa, o PV vai apresentar propostas nas áreas ambiental e da saúde para que Firmino Filho (PSDB) possa acrescentar em seu plano de governo.

A convenção do PV está marcada para o dia 30 deste mês e na ocasião, além de formalizar apoio a um candidato a prefeito, o partido vai apresentar 44 candidatos a vereadores. “Não conseguimos viabilizar candidatura própria e o colégio de pré-candidatos a vereadores e o diretório municipal decidem neste sentido de apoiarmos outro partido. O prefeito Firmino, de certa forma, vem fazendo uma gestão organizada e vamos propor nosso plano de governo principalmente com mudanças na área ambiental, que precisa ser melhorada”, diz a parlamentar, acrescentando que na saúde, percebeu uma melhoria na prestação do serviço aos teresinenses

 O PV ocupa uma vaga na Câmara de Teresina e trabalha para aumentar a presença no parlamento. Para isso, a sigla vai de chapa pura, sem fazer coligação com outros partidos na eleições proporcional. Atualmente são mais de 50 nomes que nas convenções deverão ser escolhidos os 44 que a lei determina.

A O DIA, Teresa Britto disse ainda que o partido chegou a ser procurado por outros pré- -candidatos, mas a decisão interna é de a sigla deve caminhar mesmo no sentido de intensificar o diálogo com o prefeito Firmino Filho (PSDB).
Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: