Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novos secretários tomam posse segunda e composição na Alepi muda

Castro Neto e o deputado José Santana assumem os cargos na Sasc e do DER, administrados atualmente por Henrique Rebelo e José Dias

03/03/2017 17:07

A posse de dois novos secretários foi confirmada pelo Governo do Estado na tarde desta sexta-feira (03). Castro Neto e o deputado José Santana assumem os cargos na Sasc e do DER, administrados atualmente por Henrique Rebelo e José Dias, respectivamente. A solenidade acontece na segunda (06), às 10h,30, no Salão Branco do Palácio de Karnak.

As mudanças na equipe de secretários do governo estadual, definidas em reunião entre o governador Wellington Dias (PT) e o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), causam alterações na composição da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Com a ida dos deputados José Santana (PMDB) e Pablo Santos (PMDB), os suplentes Ismar Marques (PSB) e Mauro Tapety (PMDB) voltam a ter mandatos de deputados. Em 2014, os dois estavam na coligação que apoiava a candidatura de Zé Filho (PMDB) ao Governo do Estado.

Foto: Jorge Henrique Bastos/CCOM

Com a confirmação do nome de José Santana (PMDB) para a Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc), o atual gestor da pasta, Henrique Rebelo (PT) volta ao parlamento e consequentemente, o deputado Uchôa (PRTB) deixa o mandato na Alepi. Ele tinha assumido o cargo em janeiro.

Ao O DIA, Henrique Rebelo confirmou que caso seja esse o desejo do governador, ele volta ao parlamento. “A nomeação dos cargos de secretário é de prerrogativa do governador. Eu fico aqui até ser útil, quando isso deixar de acontecer, eu volto para meu mandato”, pontuou Henrique Rebelo, que em 2014 ficou na suplência na coligação que elegeu Wellington Dias (PT).

Com as mudanças previstas para ocorrerem até o final da próxima semana, as bancadas passam por alterações. O PMDB deixa de ter seis deputados para ficar com cinco na Alepi e a bancada do PSB sai de três para quatro. O PT fica com cinco deputados e o PRTB passa a ficar apenas com um deputado.

O governador deve anunciar ainda novas mudanças. Entre elas, a alteração no comando da Fundespi, que está atualmente com Vicente Sobrinho e passará para o ex-deputado e ex-prefeito de Campo Maior, Paulo Martins (PT). Martins disse ao ODIA que sua posse está agendada para o próximo dia 13. Ainda nas mudanças, o governador deve fazer novas alterações para acomodar partidos como o PTC e o PCdoB.

A possibilidade de mudanças na equipe já gerou transtornos ao governador, sobretudo com integrantes do PP, que assumiria a Secretaria de Saúde, e do próprio PT, que estavam insatisfeitos com a perda de espaços. Por conta do imbróglio, Wellington Dias chegou a afirmar que não haveria mudanças em órgãos como a Sesapi e a Sasc. Mas após as conversas com aliados, o chefe do executivo estadual parece ter mudado de ideia. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: João Magalhães e Mayara Martins
Mais sobre: