Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Piauí, ministra de Dilma lamenta demissão de Cid Gomes do MEC

Ideli Salvatti disse acreditar que ex-governador cearense faria um excelente trabalho à frente da pasta.

19/03/2015 16:08

Em visita ao Piauí nesta quinta-feira (19), a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, comentou o pedido de demissão do ministro da Educação, Cid Gomes.

Para a ministra, a saída do cearense do comando da pasta foi uma perda para o Governo. Ideli disse acreditar que Cid faria um excelente trabalho à frente do MEC, sobretudo agora que a presidente Dilma Rousseff (PT) pretende tornar o Brasil uma "pátria educadora". A ministra, porém, admitiu que Cid teve "suas razões" para deixar o ministério.

Durante seu encontro com o governador Wellington Dias (PT) no Palácio de Karnak, Ideli falou sobre o grupo de trabalho integrado pela Secretaria de Direitos Humanos, pelo Conselho Nacional do Ministério Público e pelas Defensorias Públicas da União e dos Estados, cujo objetivo é monitorar, nas redes sociais, a ocorrência dos "crimes de ódio", que se relacionam, sobretudo, a preconceitos de raça, religião, orientação sexual, deficiência física ou mental, etnia, nacionalidade, dentre outros.

Segundo Ideli, muitas pessoas ainda acham que a internet é um terreno sem lei, no qual se pode fazer tudo de ruim e permanecer impune. Ela alertou que o objetivo do grupo de trabalho é justamente identificar e punir essas pessoas.

Protestos - A ministra também lamentou que alguns dos manifestantes que foram às ruas no último domingo, 15 de março, tenham pedido a volta da Ditadura Militar. Para Ideli, chega a ser uma "incoerência" que as pessoas usem o direito da livre manifestação para reivindicar a instalação de um regime avesso a esse tipo de liberdade.

Conselhos Tutelares recebem veículos 

A ministra Ideli Salvatti veio ao Piauí para a solenidade de entrega de veículos para os Conselhos Tutelares de 16 municípios do Estado - Teresina, Avelino Lopes, Cabeceiras, Cocal de Telha, Ipiranga, São Pedro do Piauí, Esperantina, Guaribas, Jurema, Marcolândia, Paes Ladim, Pedro II, São Francisco do Piauí, São João do Arraial, São João do Piauí e União.

O benefício integra o Programa de Política de Fortalecimento de Conselhos. E, além dos veículos, os municípios recebem cinco computadores, impressora multifuncional, bebedouro e refrigerador.

Em entrevista, Ideli reconheceu que boa parte dos Conselhos Tutelares ainda não possuem estrutura adequada para atender a sociedade. Segundo a ministra, a Secretaria de Direitos Humanos está amadurecendo um projeto para unificar a data das eleições para os Conselhos Tutelares de todo o País, o que possibilitaria uma maior discussão acerca do papel dos conselheiros na sociedade.

Por: Cícero Portela e Mayara Martins
Mais sobre: