Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Na Alepi, ideologia de gênero deve ser mantida

Governo já conversou com deputados e promete não interferir nas menções sobre gênero.

26/06/2015 06:51

O Plano Estadual de Educação deve chegar até a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na próxima semana. Segundo o governador Wellington Dias (PT), pretende-se manter o texto tal como aprovado durante as conferências de Educação dando origem ao Plano Nacional de Educação, o qual municípios e estados devem se adequar. De acordo com Dias, não se deve mexer nos termos que fazem referência a gênero, tal como tem sido em câmaras e assembleias Brasil afora. 

Em todo o Brasil, estão acontecendo manifestações organizadas por grupos religiosos para barrar qualquer menção ao debate de gênero, LGBTT e diversidade no currículo Escolar. Na última quarta-feira, mediante sessão tumultuada, a Câmara de Vereadores de Teresina aprovou a retirada dos termos no projeto. De acordo com o deputado Robert Rios (PDT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), se pretende que o momento na Alepi não seja conduzido do mesmo modo tumultuado como foi na Câmara. 

“Vamos receber o projeto eu serei o relator e queremos analisar tudo ponto a ponto. Pretendemos tratar a questão de modo mais civilizado do que o que foi na Câmara. Vamos discutir com tranquilidade e procurar chegar a um consenso”, diz Robert.

De acordo com Wellington, a equipe de Governo já dialogou como presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio (PMDB) sobre o tema. O Governo já encaminhou a primeira mensagem à Casa, no entanto o governador afirma que foi preciso fazer modificações para adaptar o plano nacional com o estadual. 

Ao ser interpelado sobre a exclusão dos termos relativo a gênero e diversidade dentro do plano estadual e se haveria a mesma polêmica, o governador foi enfático “Não. Nós queremos trabalhar a política nacional com toda firmeza em todas as áreas”, diz.

Por: Sarah Fontenele- Jornal O Dia
Mais sobre: