Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Municípios do Sul possuem menor densidade eleitoral

Em algumas cidades, não se chega a ter um eleitor por km².

23/08/2016 06:50

Os candidatos que estão participando das eleições municipais deste ano, principalmente da região Sul do Estado, precisarão conquistar cada voto. Em muitos municípios do Piauí as eleições são decididas com uma diferença pequena entre o primeiro e segundo colocado, isto porque a densidade eleitoral destes municípios está abaixo da média do Estado.

A densidade eleitoral de um município é calculada levando em consideração o número de eleitores e a área demográfica. A divisão dos valores mostra quantos eleitores a cidade possui por Km². Em todo o Piauí, a média é de 9 eleitores por Km².

Em alguns municípios, principalmente aqueles situados do extremo Sul, a densidade eleitoral não chega a 1 eleitor por km². Este é o caso de Santa Filomena, a cidade com menor densidade eleitoral, com 4.925 eleitores e uma área de 5.285 km², ou seja, 0,93 leitores por Km².

“O estudo mostra que esses vazios eleitorais que estão mais presentes no extremo Sul, nos municípios de Santa Filomena, Sebastiao Leal, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Brejo do Piauí. Todos têm baixíssimas taxas de densidade eleitoral. No norte tem apenas um caso atípico. São Miguel do Tapuio é um grande município, mas tem uma baixa densidade eleitoral também”, elencou Paulo Gutemberg, analista judiciário do TRE-PI.


Santa Filomena é o município piauiense que possui a menor densidade eleitoral do Estado (Foto: Arquivo O Dia)

Os baixos números indicam que os candidatos destes locais precisam trabalhar intensamente no período de campanha eleitoral para poder ser eleito no pleito, uma vez que as decisões das disputas nos municípios são por uma pequena diferença de votos. “Para eleger um Deputado, por exemplo, precisa ter muito voto onde há uma concentração de eleitores, neste caso, seria no Norte do Estado. Onde se tem uma baixa densidade, o candidato tem que procurar muito os eleitores porque os votos ficam concentrados na parte urbana do município”, explicou Paulo Gutemberg.

Em Santa Filomena, por exemplo, nas eleições municipais de 2012 o prefeito eleito, Esdras Avelino Filho ganhou a disputa com 2.028 votos, 751 a mais do que o segundo colocado, Almérico Lustosa De Alencar, que obteve 1.277. Para vereador a concorrência é ainda mais acirrada na cidade. Nas últimas eleições, o parlamentar que obteve maior número de votos, 464, ficou à frente do segundo colocado (313) com a diferença de apenas 151 pontos. Do segundo para o terceiro (279) o número foi menor ainda, somente 34 votos de diferença.

Esta é realidade é dessemelhante ás cidades do Norte do Estado e da Capital. Teresina possui a maior densidade eleitoral do Piauí, com 382 eleitores por km², seguida de Parnaíba, com 225, Água Branca, 153, Picos, 84, e Santo Antônio dos Milagres, com 56 eleitores por Km². Este último é o menor município em extensão do Estado (33,147 km²) e o terceiro menor em número de eleitores (1.857), mas é a quinta maior densidade eleitoral no Esta

Um levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) identificou que 23 cidades do Estado possuem o número de eleitores maior que o de habitantes. A maioria dos municípios tem um colégio eleitoral entre 3 mil e 4 mil eleitores. A cidade onde a diferença entre os números é maior é em Nazária.

Mais eleitores que habitantes

No município, distante 30 Km de Teresina, há 1.048 eleitores a mais que habitantes. Com uma população de 8.366, Nazária tem 9.414 eleitores, 112,53% sobre a população. Os municípios de São Fêlix do Piauí e Bocaina também se destacam, com 869 e 781, respectivamente, mais eleitores que habitantes. Os casos podem ser percebidos ainda em Guaribas, Jerumenha, São Miguel da Baixa Grande, Miguel Leão, dentre outros.

Essa discrepância nos números pode estar ligada, por exemplo, à transferência de eleitores promovida por précandidatos interessados em se eleger nestes municípios no ano eleitoral. Estes tipos de casos dificultam a investigação do Tribunal em relação a situação real destes eleitores, mas, se forem identificados e constatado a irregularidade, o eleitor pode ter o título cancelado.

Por: Ithyara Borges - Jornal O Dia
Mais sobre: