Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Municípios do Maranhão e Piauí farão consórcios

Objetivo é facilitar a captação de recursos federais para investir em saneamento e resíduos sólidos.

03/05/2015 07:34

Prefeitos e representantes dos Governos do Piauí e Maranhão se reuniram na última quinta- -feira (30) em Teresina para discutirem a necessidade de criação de consórcios intermunicipais envolvendo cidades dos dois Estados. O objetivo é juntar força política e se adequarem a projetos de investimentos do Governo Federal nas áreas de resíduos sólidos e saneamento básico.

De acordo com o presidente da Associação Piauiense dos Municípios, Arinaldo Leal (PSB), municípios pequenos têm problemas em elaborar e conseguir aprovar projetos no Governo Federal, então, com a formação de consórcios, os gestores terão mais condições de receber recursos para obras e investimentos que vão beneficiar todos os municípios consorciados.

“Vamos avançar nas discussões e nosso interesse é que os consórcios sejam formados de acordo com as regiões da Bacia do Parnaíba, levando em consideração a geografia e os potenciais de cada região”, pontuou Arinaldo Leal.

Foto: Arquivo O Dia


Arinaldo Leal diz que municípios pequenos serão beneficiados

O coordenador de Comunicação Social do Governo do Piauí, João Rodrigues Filho destaca que os municípios brasileiros estão discutindo de forma cooperada a resolução de problemas relacionados às políticas públicas que são comuns aos seus municípios e com isso se articulando para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

“O Governo Federal possui projetos em áreas específicas como saneamento básico, saúde e educação que atingem a um número mínimo de habitantes. É interessante reunir municípios com objetivos comuns, mas que não possuam número de habitantes suficiente para serem atendidos pelos programas. Como Piauí e Maranhão são estados pequenos e com realidades sociais semelhantes, é viável celebrar esses consórcios no sentido de conseguir destravar esses recursos do Governo Federal”, explica o coordenador.

A visita dos prefeitos tem como objetivo buscar a parceria do governo do Estado na realização dos Encontros Estaduais sobre Consórcios Públicos Multifinalitários (Projeto Meio Norte), que serão realizados no mês de junho, em São Luís e Teresina. Os encontros visam alinhar e definir, junto ao Governo Federal e aos Governos Estaduais, as possibilidades de consórcios públicos como instrumento de gestão compartilhada das políticas públicas para o desenvolvimento regional sustentável.

Por: João Magalhães - Jornal O Dia
Mais sobre: