Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MPF denuncia prefeito de Manoel Emídio por irregularidades em licitações

As denúncias envolvem crimes de superfaturamento, irregularidades em aplicação de verbas da educação.

11/04/2017 08:49

O Ministério Público Federal apresentou denúncia contra o prefeito de Manoel Emídio, Zé Medeiros (PTB) e mais dez pessoas. As denúncias envolvem crimes de responsabilidade, fraudes em processos licitatórios e superfaturamento no pagamento de obras, além de irregularidades na aplicação de verbas da educação. Entre os outros dez envolvidos estão o ex -prefeito Josenildo Lial Moreira, servidores municipais e empresários. 
O MPF/PI e a Controladoria Geral da União pedem R$ 2 milhões por danos morais coletivos sofridos pela população da cidade, localizada a 470 quilômetros ao sul de Teresina. De acordo com relatório da CGU, foram desviados R$ 47 mil em compra de combustíveis que foram distribuídos para terceiros não identificados e foram registrados pagamentos para empresas que sequer participaram da licitação. 
“O esquema era realizado mediante contratação sem licitação e o combustível era desviado em tambores para particulares não identificados. Tais irregularidades teriam começado no primeiro mandato de José Medeiros da Silva Filho e continuado no de Josenildo Lial Moreira, sempre com o aval do secretário de finanças, Jovane Lial Moreira”, diz relatório da CGU, elencando ainda fraudes em licitações para aquisição de material de expediente e didático. 
Os casos aguardam análises no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O DIA tentou contato por telefone com o prefeito Zé Medeiros (PTB), mas ele não atendeu as ligações.
Por: João Magalhães
Mais sobre: