Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MJ informará amanhã data da vinda da Força Nacional ao Piauí

O futuro secretário de Segurança, capitão Fábio Abreu, e a secretária interina, Eugênia Villa, estão em Brasília para tratar do assunto.

05/03/2015 06:55

O Governo do Estado deve anunciar amanhã (06) a data da vinda da Força Nacional de Segurança Público ao Piauí. O deputado federal e futuro secretário de Segurança Pública, capitão Fábio Abreu(PTB-PI), e a secretária interina, Eugênia Villa, estão em Brasília onde tratam sobre o assunto com o Ministério da Justiça. “O diálogo com o Ministério da Justiça ainda está sendo realizado, e até sexta-feira desta semana já teremos novas informações”, disse Fábio Abreu.

Ao ODIA, o governador Wellington Dias tinha informado que o pedido tinha sido realizado e até a primeira semana de março o Governo aguardava a chegada dos homens da Força Nacional no Piauí.

A vinda da equipe policial ao Estado é uma das estratégias do Governo para melhorar a situação da segurança pública no Piauí. No mês de janeiro, a secretária nacional Regina Miki informou que o pedido do Governo havia sido feito, mas até o momento o Ministério da Justiça não sinalizou sobre o caso.

De acordo com informações conseguidas por ODIA, os representantes da Secretaria de Segurança Pública piauiense acreditam que a demora na resposta do Ministério da Justiça ao julgar o pedido da autorização da Força Nacional para vir ao Piauí se deve pelo lançamento de um Pacto Federativo de Segurança, que a presidente Dilma Rousseff vai anunciar ainda este mês e, na ocasião, autorizar a presença dos homens da Força em vários estados, entre eles o Piauí.

Contatada para comentar o assunto, a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça não encaminhou informações sobre o caso até o fechamento desta reportagem. A Força Nacional foi criada para atender demandas emergenciais nos estados em que for detectada a urgência de reforço na área de segurança. Ela é formada por policiais de elite dos Estados.

Por: João Magalhães - Jornal O Dia
Mais sobre: