Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministros lamentam a morte de Teori: 'inteligente', 'simples' e 'sereno'

Cármen Lúcia, presidente do STF, Luiz Fux, e Eros Grau, já aposentado, divulgaram nota lamentando a morte do colega, em acidente aéreo ocorrido na tarde de quinta-feira, 19.

20/01/2017 14:41

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, divulgou uma nota lamentando a morte do colega Teori Zavascki, num acidente aéreo ocorrido na tarde de quinta-feira, 19.

Na nota, Cármen Lúcia diz que Teori "representa um dos pontos altos na história da nossa Justiça" e que "seu exemplo ficarão como um rumo do qual não nos desviaremos".

A nota da presidente da Suprema Corte foi divulgada ainda no dia do acidente aéreo que resultou no falecimento de cinco pessoas. 

E nesta sexta-feira outros ministros do STF também manifestaram pesar pela perda do colega Teori. Luiz Fux, por exemplo, citou o longo período de amizade que manteve com o colega, desde o tempo em que atuaram juntos no Superior Tribunal de Justiça, antes de serem nomeados para a Corte Suprema. "Teori foi e será daquelas pessoas das quais não só nos lembraremos sempre, mas antes, jamais o esqueceremos pelo bem que realizou em prol do País e da Justiça", salientou Fux.

O ministro Eros Grau, já aposentado, também divulgou uma nota de pesar pela perda de Zavascki, lembrando que eram amigos desde a juventude, e destacando algumas de suas qualidades, como a grande formação intelectual, a serenidade, a simplicidade e a prudência ao julgar. 

A ministra Cármen Lúcia e o ministro Teori Zavascki, durante sessão do Supremo realizada em abril de 2013 (Foto: Gervásio Baptista / SCO / STF)

Confira a nota de pesar da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF:

“A consternação tomou conta do Supremo Tribunal Federal, neste 19 de janeiro, com a notícia da morte de um dos mais brilhantes juízes que ajudaram a construir a história deste Tribunal e do País. O ministro Teori Zavascki representa um dos pontos altos na história da nossa Justiça. O seu trabalho permanecerá para sempre, e a sua presença e o seu exemplo ficarão como um rumo do qual não nos desviaremos, cientes de que as pessoas morrem, suas obras e seus exemplos, não.

A morte põe fim a uma Vida, mas não acabam a amizade, a convivência nobre, gentil e fecunda do amigo dos amigos. Nem a generosidade com todos que caracterizava o ministro Teori Zavascki.

O sentimento de dor e de saudade servirá de permanente lembrança para os compromissos que marcaram a vida do ministro, uma responsabilidade nossa, a fim de perseverarmos, também em sua homenagem, na mesma trilha.

O STF solidariza-se com a família do ministro Teori Zavascki e agradece as manifestações de pesar recebidas pela sua morte”.

Ministra Cármen Lúcia

Presidente do STF


Confira a nota de pesar do ministro Luiz Fux:

“Confirmada a morte do querido amigo e exemplar magistrado Teori Zavascki, o ministro Luiz Fux manifesta profundo sentimento de pesar aos familiares e entes queridos do ministro, destacando o convívio pessoal e profissional que mantiveram por longos anos, no STJ e no STF, acrescentando que o ministro Teori foi e será daquelas pessoas das quais não só nos lembraremos sempre, mas antes, jamais o esqueceremos pelo bem que realizou em prol do País e da Justiça.”


Os ministros Luiz Fux e Teori Zavascki, durante sessão no STF em outubro de 2016 (Foto: Carlos Humberto / SCO / STF)


O ministro aposentado do STF, também lamentou a morte de Teori Zavascki, de quem era amigo desde a juventude (Foto: Gil Ferreira / SCO / STF)

Confira a nota de pesar do ministro aposentado Eros Grau:


"O Teori era meu amigo desde jovem. Sou gaúcho e o conheci quando era advogado. Era um amigo fraternal e um homem sereno, simples - o que faz a grandeza do ser humano. Incisivo, de grande formação intelectual, que conhecia Direito profundamente, o que hoje não é muito comum. Prudente, o que caracteriza um bom juiz. Seu legado será o exemplo de como devem ser os juízes, aqueles que praticam a simplicidade."

Por: Cícero Portela
Mais sobre: