Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministro diz que presidente da Funai foi demitido por problemas de gestão

Em nota, Osmar Serraglio afirmou ainda que Antônio Costa também teria quebrado a hierarquia ao criticar decisões do governo.

05/05/2017 17:46

O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, afirmou nesta sexta-feira (5), por meio de nota oficial, que o presidente da Funai, Antônio Fernandes Toninho Costa, foi demitido por problemas de gestão e também por ter quebrado a hierarquia ao criticar publicamente ações determinadas pelo Palácio do Planalto (leia ao final desta reportagem a íntegra da nota).

A demissão de Antônio Costa foi publicada na edição desta sexta-feira do “Diário Oficial da União”. A exoneração foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. O governo ainda não indicou o novo presidente da Funai.

O dirigente deixa o comando da fundação responsável pelas políticas indigenistas do governo federal em meio a um momento conturbado para a população indígena. No último final de semana, um conflito agrário no Maranhão deixou pelo menos dez pessoas feridas, entre as quais índios da etnia Gamela.

No comunicado divulgado à imprensa, Serraglio justificou a demissão do presidente da Funai dizendo que o órgão de assistência aos índios "necessita de uma atuação mais ágil e eficiente", o que, segundo o governo, "não vinha acontecendo".

"Dessa forma, várias questões não vinham sendo tratadas com a urgência e efetividade que os assuntos da área requeriam, o que corrobora a necessidade de uma melhor gestão", diz trecho da nota.

O ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) Antônio Fernandes Toninho Costa afirmou nesta sexta-feira (5) que foi demitido por discordar de indicações políticas para o órgão. Em entrevista coletiva concedida na portaria da fundação, o ex-dirigente acrescentou ainda que não compactua com "malfeitos” do governo federal em relação às causas indígenas.

Fonte: G1
Mais sobre: