Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

'Ministério Público precisa se aproximar mais da sociedade', diz novo PGJ

Posse de Cleandro Moura como novo procurador geral de Justiça do Piauí ocorreu na noite desta quinta-feira.

16/07/2015 20:40

O Ministério Público do Estado do Piauí possui um déficit de pelo menos 50 promotores de Justiça, conforme avalia o novo procurador geral da instituição, Cleandro Alves de Moura, cuja posse ocorreu na noite desta quinta-feira (16), na sede da Justiça Federal em Teresina.

Posse do novo procurador geral de Justiça ocorreu na noite desta quinta-feira (Fotos: Jailson Soares / O DIA)

"Nós não nomeamos ainda por questões orçamentárias e questões de limite prudencial. Além do déficit de mais de 50 promotores, que precisamos nomear, temos também que realizar um novo concurso para chamar mais uns dez analistas e também abrir vagas para técnicos", avalia o procurador geral.

A posse de Cleandro foi bastante prestigiada por autoridades piauienses e de outros Estados. Quem presidiu a solenidade foi a procuradora Zélia Saraiva Lima, que ficou à frente do Parquet piauiense nos últimos quatro anos.

Representando os três Poderes no âmbito estadual estiveram presentes o governador Wellington Dias (PT), o deputado estadual Themístocles Filho (PMDB) e o desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho.

Segundo Cleandro Moura, o MP-PI precisa se aproximar mais da população, e isso só é possível melhorando as condições de trabalho para seus membros e servidores. "Nossa principal meta é continuar avançando. Melhorar a estrutura das Promotorias de Justiça, das Procuradorias, aproximar o Ministério Público ainda mais da sociedade e aprimorar as relações institucionais, tudo visando ter uma atenção maior às demandas sociais", afirmou o novo PGJ.

A ex-procuradora geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, o governador Wellington Dias e o deputado Themístocles Filho (Fotos: Jailson Soares / O DIA)

Cleandro Moura também cobrou dos Poderes Executivo e Legislativo a destinação de mais recursos para o orçamento próprio do Ministério Público do Estado do Piauí, que, segundo ele, ainda está muito aquém do ideal. "A gente precisa de um orçamento bem melhor para que o MP possa continuar crescendo. Sem orçamento, não temos como atender de forma adequada as demandas que chegam à nossa porta. Então, temos que continuar avançando, repensar nossas prioridades, fortalecer a instituição e incrementar o orçamento para o ano de 2016", concluiu.

 

Esposa do novo procurador geral de Justiça o auxilia a colocar a beca. Ela foi convidada a levar as vestes talares ao marido acompanhada das duas filhas do casal e dos pais de Cleandro Moura (Fotos: Jailson Soares / O DIA)

Também participaram da solenidade de posse: Aristides Silva Pinheiro, novo corregedor geral do Ministério Público; o juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, diretor do Fórum da Seção Judiciária da Justiça Federal no Piauí; o juiz federal Thiago Brandão de Almeida, representando o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí; o conselheiro Luciano Nunes Santos, presidente do Tribunal de Contas do Estado; Antônio Cavalcante de Oliveira Júnior, procurador-chefe da Procuradoria Regional da República; José Heraldo de Sousa, procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho; o subdefensor público geral Erisvaldo Marques dos Reis, representando a Defensoria Pública do Piauí; a advogada Eduarda Miranda, representando a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí; o prefeito Firmino Filho (PSDB); o vereador Luiz André (PPS), representando a Câmara Municipal de Teresina; o promotor, Paulo Rubens Parente Rebouças, presidente da Associação Piauiense do Ministério Público; e José Arimateia Arêa Leão, presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público.

Biografia do novo procurador geral de Justiça

Cleandro Alves de Moura é piauiense, natural de Teresina, formado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, no ano de 1990. É especialista em Direito Civil e Processual Civil, pela Universidade Federal do Piauí e também cursou Filosofia e Geografia. Ainda estudante, foi aprovado em concurso para o cargo de técnico processual-judicial promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho.

Aprovado no 1º Concurso para provimento de Cargo de Delegado de Polícia Civil de Carreira do Piauí, foi nomeado após o Curso Preparatório realizado pela Academia de Polícia Civil. Atuou como advogado militante, de 1990 a 1994, e Defensor Público do Ceará, de 1995 a 1996. Neste mesmo ano, assumiu o cargo de Promotor de Justiça Substituto no Estado do Piauí, em fevereiro.

Nomeado para os quadros do Ministério Público do Estado do Piauí em 1º de fevereiro de 1996, portanto, há quase 20 anos, iniciou na carreira como Promotor de Justiça Substituto nas Promotorias de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá. Durante esse período respondeu por inúmeras Promotorias, dentre as quais, São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Barras, Luiz Correia, Parnaíba, Canto do Buriti, Elizeu Martins, Pedro II, Guadalupe, Campinas do Piauí, dentre outras.

Cleandro Moura atuou como Promotor titular da 36ª Promotoria de Justiça da Fazenda Pública de Teresina e como Chefe de Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça até o presente momento, e assumirá o cargo máximo da instituição.

Mais sobre: