Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministério da Integração libera R$ 11 milhões para ações contra seca

O recurso vem para auxiliar emergencialmente os municípios que vêm sofrendo com a falta de abastecimento de água deve sair na próxima semana.

21/09/2017 07:58

O Ministério da Integração se comprometeu, em audiência com governador Wellington Dias (PT), liberar R$ 11 milhões para serem aplicados em ações emergenciais contra a seca no Estado, principalmente nas regiões entre as divisas dos estados do Piauí com Ceará, Pernambuco e Bahia, que correspondem a 62 municípios. O recurso vem para auxiliar emergencialmente os municípios que vêm sofrendo com a falta de abastecimento de água deve sair na próxima semana. 

Governador Wellington Dias e o senador Ciro Nogueira participaram de audiência com ministro (Foto: Divulgação)

O governador Wellington Dias afirmou que o abastecimento de água é hoje o mais grave problema para alguns municípios no Piauí. “A região de fronteira é uma das áreas mais afetadas. A audiência foi muito importante e recebemos a sinalização positiva do ministro devido a importância do pleito”, informou. 

O senador Ciro Nogueira (PP) também participou da audiência com o Ministro Helder Barbalho. Ele destacou que foi feito um apelo ao ministro com relação aos projetos de implantação de adutoras. “É uma situação grave e esperamos que os recursos ajudem a melhorar a qualidade de vida da população. Pedimos também que sejam priorizados projetos de adutoras de engate rápido. Alguns deles já se encontram em andamento, como por exemplo, o da cidade de São Raimundo Nonato”, destacou. 

Sobre o projeto da adutora de engate rápido em São Raimundo Nonato, Barbalho firmou o compromisso de analisar a solução proposta pelo Tribunal de Contas à Barragem de Castelo. O reservatório será o 2º maior do Piauí, com capacidade de armazenar 2,6 bilhões de metros cúbicos de água, ficando atrás apenas da Boa Esperança, em Guadalupe. 

Também participaram da audiência o deputado Antônio Félix e o secretário de Estado da Defesa Civil, Hélio Isaías, que deverá se reunir, em breve, com a Defesa Civil nacional. "Estamos em um momento difícil no estado do Piauí. O ministro [Barbalho] já sinalizou a liberação de recursos para ações emergenciais nos 40 municípios que estão com dificuldades de abastecimento nas zonas urbanas", adiantou.

Por: Ithyara Borges
Mais sobre: