Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mauro Tapety vai pedir apoio a Wellington Dias

Dentro do PMDB, Kléber Eulálio também tem pretensão de disputar a vaga de conselheiro do TCE

01/03/2015 08:37

Mauro Tapety (PMDB) reafirma que irá se candidatar à vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Frequentador assíduo da Assembleia Legislativa do Estado, o ex-deputado já se articula para conseguir o apoio dos 30 deputados da Casa e, na próxima semana, afirma que irá marcar uma audiência com o governador Wellington Dias, para tentar acertar um acordo com o chefe do Executivo Estadual.

No PMDB, Mauro Tapety defende que busca consenso com a sigla para que ele e o prefeito de Picos, Kleber Eulálio (PMDB), que também demonstra interesse pela vaga de Conselheiro do TCE, não protagonizem uma disputa interna. “Eu e Kleber somos amigos e não vamos brigar. Vamos procurar manter um diálogo e entrar em concordância”, afirma.

No entanto, em entrevista recente ao O DIA, o presidente do Diretório Estadual do PMDB, o deputado federal Marcelo Castro, bateu o martelo e adiantou que o nome de Mauro Tapety para concorrer ao cargo na Corte de Contas é consenso dentro do partido.

“Se o presidente do partido pensa isso, eu só posso cumprir essa “determinação” e lutar pela vaga. Eu sou um soldado do PMDB”, comenta Mauro Tapety. O ex-deputado conta que ainda não conversou com o governador Wellington Dias sobre um possível apoio do PT. “Meu partido é adversário de Wellington, mas nós, pessoalmente, não somos inimigos. Estou, inclusive, buscando uma audiência para pedir apoio a ele”, disse.

O cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado oferece salário vitalício de R$ 25 mil, fora o direito de julgar o exercício financeiro das contas de prefeituras, secretarias de Estado, além do governador. As inscrições para a vaga serão abertas quando o TCE encaminhar à Alepi a declaração de vacância do cargo ocupado por Anfrísio Lobão, que pediu aposentadoria pouco antes de completar 70 anos de idade.

O presidente da Assembleia, o deputado estadual Themísitocles Filho (PMDB), informou que após a declaração de vacância chegar na Alepi, em 50 dias o nome do novo conselheiro será escolhido.

Por: Izabella Pimentel
Mais sobre: