Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Margarete Coelho participa de reunião com Marcela Temer sobre o Criança Feliz

Ontem, a vice-governadora esteve em reunião preparatória em Teresina, com dirigentes do Centro de Referência Estadual de Microcefalia

09/02/2017 09:44

A vice-governadora Margarete Coelho participa, nesta quinta-feira (9), em Brasília, da reunião de apresentação do programa do governo federal, Criança Feliz. O encontro será comandado pela embaixadora do programa, Marcela Temer.

O programa surge com o propósito de fortalecer as políticas públicas para promover o desenvolvimento infantil integral, priorizando gestantes e crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Ontem, Margarete esteve em reunião preparatória em Teresina, com dirigentes do Centro de Referência Estadual de Microcefalia; o superintendente multiprofissional do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), Aderson Luz; a gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi, Meriane Araújo, e o diretor-geral da Maternidade Dona Evangelina Rosa, José Brito.

O centro de referência atende crianças que estão inseridas nos critérios estabelecidos no Programa Criança Feliz, que são crianças que recebem assistência continuada.

O encontro tratou dos avanços, das necessidades e de todas as informações do centro que é modelo para todo o país e que poderá ser exemplo no encontro em Brasília. “Caso seja aberto o espaço, pretendo apresentar todos os detalhes sobre o nosso centro de referência que é um modelo que tem sido copiado pelo país e tem obtido bons resultados", disse Margarete.

Atualmente funcionando em três salas que foram cedidas pela direção da Maternidade Evangelina Rosa e organizadas com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Centro de Referência Estadual de Microcefalia funciona durante a semana e com agendamento prévio, disponibilizando serviços de pediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e neuropediatra.

Aderson Luz, superintendente multiprofissional do Ceir, na ocasião, denominou como importante a oportunidade de mostrar mais detalhadamente para a vice-governadora o trabalho desenvolvido pelo Ceir. “No Piauí, temos mais de 100 crianças diagnosticadas com microcefalia. Dessas, no Ceir, temos 70 crianças em atendimento em Teresina, e as outras 31 crianças são atendidas pelas unidades de Picos e Parnaíba. Então, é muito importante essa preocupação e o interesse do governo federal, junto com a vice-governadora do nosso estado, acerca da situação em que se encontram essas crianças que nasceram advindas dessa doença causada pelo vírus zika", declarou Aderson.


Fonte: CCOM
Mais sobre: