Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Marcus Vinicius nega que seja candidato a ministro do STF

Especulações veiculadas por parte da imprensa dão conta de que a presidente Dilma Rousseff já teria decidido indicar o advogado piauiense, que é o atual presidente da OAB.

28/03/2015 15:28

Em nota encaminhada à redação d'O DIA neste sábado, por meio de sua assessoria de imprensa, o advogado piauiense Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, informou que não é candidato à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, conforme tem-se especulado no meio jurídico e nos corredores do poder.

"O presidente da OAB Nacional não é candidato a vaga de ministro do STF. Está preocupado com a valorização da advocacia para fortalecer o cidadão, e com a atuação da OAB em defesa dos valores constitucionais", diz a nota.

O advogado Macus Vinicius Furtado Coêlho, presidente da OAB (Foto: Assis Fernandes / O DIA)

Mas, contrariando o que afirma o próprio Marcus Vinicius, vários veículos da imprensa já confirmam seu favoritismo para preencher a vaga na Corte Suprema, aberta com a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa, desde julho do ano passado.

Além do piauiense, o tributarista Heleno Taveira Torres também estaria cotado para assumir o almejado posto no STF. Em 2013, chegou-se a especular que ele ocuparia a cadeira deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, mas a presidente Dilma Rousseff (PT) acabou nomeando Luís Roberto Barroso.

Caso Marcus Vinicius seja de fato escolhido por Dilma, ele será o sexto piauiense a ocupar uma cadeira na Corte Suprema do Poder Judiciário, juntando-se a Souza Mendes, Souza Martins, Evandro Cavalcanti Lins e SilvaFirmino Ferreira Paz e Aldir Guimarães Passarinho. Este último chegou à Presidência do STF em março de 1991, mas se aposentou um mês depois, em abril de 1991.

Mais sobre: