Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Agenda que Lula cumpriria hoje em Picos é adiada para amanhã

Ex-presidente visitou o Complexo Eólico Chapada do Piauí. Amanhã, ele recebe o título de Cidadão Picoense e chega a Teresina no fim da tarde.

01/09/2017 11:36

Atualizada às 17h36min

A agenda pública de Lula cumpriria em Picos hoje (01) foi adiada para amanhã (02). Estava marcada para hoje a solenidade de entrega do Título de Cidadão Picoense ao ex-presidente na Câmara de Vereadores do Município. A cerimônia acontecerá somente as 10 horas deste sábado, depois que Lula visitar a Casa Apis de Produção de Mel e a Feira de Potencialidades das Cooperativas.

A chegada de Lula a Teresina está marcada para as 17 horas na BR-316, altura da Vila Irmã Dulce. As 19 horas, o ex-presidente estará presente no Jantar de Adesão e novas filiações ao PT, no Clube da APCEF. Já na segunda-feira (03), Lula estará em Altos, onde participará as 9 horas do Ato "Mais Habilitação, Mais Cidadania" e entrega do Título de Cidadão do Município.

As 10 horas, de volta a Teresina, o ex-presidente participa do Ato "O Brasil Não Abre Mão do Seu Futuro", no Theresina Hall, segue para Timon as 16 horas para ato e entrega do Título de Cidadão do Município. Na segunda-feira (04), Lula recebe o título doutor honoris causa na Ufpi.

Confira a agenda atualizada

DIA 02 DE SETEMBRO (SÁBADO) 

PICOS

8h30 - Visita a Casa Apis (Produção de Mel) e a Feira da Potencialidades das Cooperativas 

10h- Ato na Área da Casa Apis - "Mais Empreendedorismo para Mais Emprego" (Empreendedorismo, Trabalho, Emprego e Renda) e Entrega do Título de Cidadão pela Câmara de Vereadores.

TERESINA 

17h- Chegada em Teresina (BR 316, na altura da Vila Irmã Dulce)

19h- Jantar de Adesão e novas filiações ao PT, no Clube da APCEF 

DIA 03 DE SETEMBRO (DOMINGO)

ALTOS

9h - Ato "Mais Habitação, Mais Cidadania" (Moradia) e Entrega de Título de Cidadão 

Local: Ginásio Guilherme Melo

TERESINA

10h00 - Ato "O Brasil não Abre Mão do Seu Futuro" (Juventude)

Local: Teresina Hall

TIMON

16h - Ato e Entrega do Titulo de Cidadão na cidade de Timon (Maranhão)

Local: Centro de Convenções municipal 

DIA 04 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)

TERESINA

09h - Entrega do Título de Doutor Honoris Causa pela UFPI

Local: Cine Teatro da UFPI

Atualizada às 17h11min

Durante a visita de Lula a Marcolândia, Wellington Dias falou sobre os investimentos feitos no Piauí na área de energia, inclusive eólica. “Foi no seu governo, que se teve o mais estratégico programa de energia, com a nossa presidenta Dilma Roussef, que era ministra das Minas e Energia, e veio lançar o programa Luz Para Todos no estado do Piauí”, lembrou.

“Foi também foi no seu governo, lá na Parnaíba que nós inauguramos as primeiras 20 torres de energia eólica, 18 megawatts, só dava pra iluminar Parnaíba. Hoje nós estamos nos aproximando de 1,6 gigawatts de energia, seis vezes o que geramos de energia na hidroelétrica de Boa Esperança, 16 bilhões de reais investidos no Piauí. Mas não é só pensando nos grandes, aqui nós trabalhamos um modelo onde o grande não compra a terra do pequeno, ele paga um arrendamento por torre eólica que é colocada”, completou Wellington Dias.


Foto: Thiago Luís

Em um vídeo, o governador do Piauí Wellington Dias, apresentou a Lula as potencialidades do estado na produção de energia eólica e solar, energias limpas importantes para o projeto de desenvolvimento que a plataforma da caravana está discutindo em todo o Nordeste.

“Há um grande trabalho sendo feito no Piauí, que alia os benefícios que a natureza nos proporciona aos benefícios que os investidores podem trazer para o estado. Hoje a população tira o seu sustento dessas torres, podem levar uma comida melhor para casa, uma roupa pra o filho e mulher, levar a esperança de dias melhores”, disse o ex-presidente.

Atualizada às 15h09min

Durante seu discurso em Marcolândia, o governador Wellington Dias destacou que o ex-presidente Lula é um dos maiores líderes que o Brasil já teve e puxou um coro com a multidão entoando gritos de apoio ao petista.

“Mexeu com o Lula, mexeu comigo. No Brasil, mexeu com o Lula, mexeu comigo. No Piauí, mexeu com o Lula, mexeu comigo”, disse o chefe do Executivo piauiense para a multidão. Wellington dividiu o palanque com outras lideranças petistas como a senadora Regina Sousa, o deputado Assis Carvalho, deputado Francisco Lima, que também é secretário de Desenvolvimento Rural do Piauí, Francisco Costa – presidente do Instituto de Águas do Estado – e o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão.

Dirigindo-se diretamente ao ex-presidente Lula, Dias reiterou: “O Piauí vai estar com você, isso eu digo para todo o Brasil. Alguém precisa saber que esse homem tem amigo”, finalizou o governador.

Iniciada às 11h36min

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido por uma multidão de pessoas no município de Marcolândia, a 413 km de Teresina, na manhã desta sexta-feira, 1º de agosto.

A pouco mais de um ano das eleições presidenciais de 2018, o petista realiza uma "caravana" pelos estados do nordeste. A passagem pelo Piauí vai desta sexta-feira até a próxima segunda-feira (4), 

Em Marcolândia, o ex-presidente visita o Complexo Eólico Chapada do Piauí, primeiro compromisso em sua extensa agenda para o fim de semana no estado.

Acompanhe ao vivo o ato político realizado em Marcolândia com a presença do ex-presidente Lula:


A senadora Regina Sousa (PT) considera que a visita de Lula ao estado deve dar um novo fôlego aos militantes do Partido dos Trabalhadores. "O Lula está arrastando multidões por onde passa. Então, a expectativa é que aqui no Piauí também multidões recepcionem o Lula por onde ele passar [...] Ele vai passar esses três dias no Piauí e vai reacender a militância, reacender a esperança nas pessoas, porque esse país está precisando de esperança, e o Lula traz isso para as pessoas. Traz ânimo para a militância", afirmou Regina.

Em sua passagem pelo estado, Lula receberá da Universidade Federal do Piauí o título de doutor honoris causa.

O ex-presidente vai a Picos no sábado e chega no final da tarde a Teresina, onde deve dormir. Na manhã de domingo ele e sua comitiva vão à cidade de Altos, onde acontecerá um ato político e será feita a entrega do título de cidadão altoense ao ex-presidente.

Ainda na manhã de domingo Lula retorna à capital, e, a partir das 11h30, ele participa de um evento no Theresina Hall. Logo depois , ele vai a Timon (MA) receber o título de cidadão honorário do município maranhense.

Na segunda-feira (4), a partir das 9 horas, Lula receberá o título de doutor honoris causa pela UFPI, em evento que será realizado no Cine Teatro da instituição.

Lula é recepcionado no Piauí pelo governador Wellington Dias, pelo deputado federal Assis Carvalho e por outros petistas (Foto: Roberto Stuckert Filho)

Condenação por corrupção e lavagem de dinheiro

No dia 12 de julho de 2017 Lula tornou-se o primeiro presidente do Brasil condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O petista foi sentenciado a nove anos e seis meses de prisão por ter recebido suborno de R$ 2 milhões de uma das empreiteiras envolvidas no Petrolão, o maior esquema de corrupção já descoberto no país, que teve como principal vítima a estatal Petrobras.

A condenação de Lula foi imposta pelo juiz federal Sérgio Moro, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato na primeira instância. 

Mesmo com a sentença, Lula recebeu o direito de recorrer em liberdade.

De acordo com a acusação, o ex-presidente usufruía de parte das propinas recolhidas junto às empresas que prestavam serviços à Petrobras. 

Lula teria recebido, por exemplo, um apartamento triplex de frente para o mar no Guarujá (SP). O imóvel seria um presente da OAS, uma das integrantes do cartel de empresas que, durante os governos do PT, monopolizou e superfaturou contratos com a Petrobras, desviando bilhões de reais em recursos públicos.

O ex-presidente chegou a ser flagrado com sua esposa, Marisa Letícia, durante visita ao triplex, acompanhados de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, e do então diretor de incorporação da empreiteira, Roberto Moreira.

Acompanhe os vídeos postados no perfil do ex-presidente no Facebook:







Programação da visita de Lula ao Piauí, divulgada pelo diretório estadual do PT:

Por: Cícero Portela e Maria Clara Estrêla
Mais sobre: