Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lava Jato oferece janela de oportunidade, diz especialista em corrupção

"Se você cria um choque, pode ir para um equilíbrio de baixa corrupção. As próximas eleições são cruciais para o Brasil.", diz doutor em política.

26/04/2016 10:55

"Essa história aconteceu na Itália. Alto nível de corrupção cria insatisfação popular; em 1992, nós passávamos por grave crise econômica no país, e as pessoas notavam que os problemas da corrupção eram reais, o que gerou grande apoio das massas às investigações judiciais."

Até aí, é conhecido o resumo das condições em que ocorreu a operação Mãos Limpas feito por Andrea Lorenzo Capussela, doutor em políticas concorrenciais que escreve um livro sobre a Itália e a corrupção para a Oxford University Press.

Juíz Sérgio Moro estudou a operação Mãos Limpas (Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil/ Fotos Públicas 29/03/2016)

Também ficam claras, nessa síntese, as semelhanças com a operação Lava Jato no contexto brasileiro, e as razões pelas quais o juiz federal Sergio Moro estudou a fundo a experiência italiana.

Prevalece entre acadêmicos a opinião de que, no longo prazo, a corrupção política que os juízes italianos pretendiam combater não esmoreceu: só mudou de forma e de protagonistas, e acentuou as tensões entre os poderes políticos e o Judiciário.

O que o Brasil pode aprender para evitar esse resultado? Capussela tem um ponto bastante original.

Em entrevista à Folha, o italiano diz que a Lava Jato oferece uma janela de oportunidade que precisa ser aproveitada já nas próximas eleições, "antes que o velho sistema se reorganize, trazendo o equilíbrio da corrupção de volta ao normal".

"O principal é que as investigações judiciais mostram que a corrupção é sistêmica, que o país continua funcionando com ela. Se você cria um choque, pode ir para um equilíbrio de baixa corrupção. Mas se essa janela de oportunidade não for usada, o sistema vai absorver o choque. É preciso uma coalizão política programática e plural. As próximas eleições são cruciais para o Brasil."

Capussela cita o exemplo das eleições de 1994 na Itália, disputadas ainda sob o calor da Mãos Limpas e em meio ao desmoronamento dos principais partidos políticos nacionais, diretamente envolvidos no escândalo.

"A oposição falhou. Foram incapazes de apresentar uma solução crível e suficientemente plural. Talvez tenham sido vistos como muito de esquerda. O resultado é que Silvio Berlusconi reorganizou o velho sistema", afirma.

Foi esse fracasso na arena política, para Capussela, que permitiu a aprovação de leis enfraquecendo as regras anticorrupção e dificultando o trabalho investigativo já em meados dos anos 1990 –dois graves problemas do pós Mãos Limpas na Itália.

O pesquisador ressalta que não é apenas a classe política que tem interesse em manter um sistema de alta corrupção. "Há um enorme segmento econômico de olho nos benefícios da corrupção. Vamos lembrar que a corrupção enfraquece a competição, há muitos interessados nisso", observa Capussela.

Para Raffaele Asquer, pesquisador da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), há outras lições importantes para o Brasil.

"É preciso uma combinação de mídia vigilante e cidadãos engajados. A opinião pública tem uma tendência de seguir adiante e voltar à 'normalidade', mas é fundamental que continuem cientes do problema depois que a fase de 'emergência' passar", avalia Asquer.

Asquer pondera ainda que é preciso cuidado com a politização do tema corrupção e das próprias investigações.

"Depois da eleição de Berlusconi como primeiro-ministro, e de ele mesmo ser investigado, seus apoiadores passaram a achar que os juízes estavam ultrapassando seus limites e começaram a suspeitar de suas motivações. O Judiciário perdeu o apoio público de que desfrutava em anos anteriores", avalia.

Capussela sabe que a tarefa é difícil, mas alerta: "se queremos mudar, o tempo é limitado. A Itália já não consegue ter essa discussão".

Fonte: Folha de São Paulo
Mais sobre: