Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Kleber Eulálio toma posse e defende mais recursos para os municípios

Solenidade aconteceu na manhã de hoje no auditório do Tribunal de Contas.

15/06/2015 10:49

O novo conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí, Kleber Eulálio, tomou posse em solenidade acontecida na manhã de hoje (15) no auditório do TCE. Em entrevista ao PortalODia.com, ele afirmou que não pretende ser um diferencial à frente do órgão. “Vou trabalhar para que o TCE continue sendo uma instituição respeitada no Estado”, disse. 

Kleber Eulálio afirmou ainda que, como conselheiro do Tribunal de Contas, não terá nenhuma filiação partidária e nem participará de debates políticos. Ele assume a vaga no lugar do conselheiro Anfrísio Lobão que se afastou do cargo em outubro do ano passado.

Fotos: Elias Fontinele/ODIA

Em seu discurso, o novo conselheiro do TCE defendeu um novo pacto federativo e declarou que uma boa gestão pública passa por essa discussão. “Hoje, as receitas estão concentradas no Governo Federal, mas as maiores responsabilidades pela prestação dos serviços à sociedade recai sob os municípios”, disse Kléber Eulálio.

Ele disse que existem grandes dificuldades para que os prefeitos municipais alcancem uma gestão adequada e eficiente. “Com os recursos escassos, financeiramente asfixiados, com responsabilidades ampliadas e sujeito à pressão direta e imediata dos cidadãos, já passa da hora de um novo pacto federativo de modo a assegurar a justa e equilibrada distribuição das receitas e encargos entre União, estados e municípios”, defendeu o conselheiro, que considera injusto transferir encargos sem oferecer os meios necessários ao cumprimento das atribuições.

Kléber Eulálio é natural de Picos e formado em medicina pela Universidade de Brasília (UnB), foi professor de obstetrícia pela Universidade Federal do Piauí e médico do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde. Em 1985, ele assumiu o primeiro mandado como deputado estadual, tendo silo reeleito por sete vezes. Durante esse período, presidiu a Assembleia Legislativa por oito anos. Kléber também foi Secretário de Governo em quatro gestões e foi eleito prefeito de Picos, cargo que ocupou até assumir como conselheiro do TCE.

Muitas autoridades prestigiaram a posse do novo conselheiros, entre elas os senadores Elmano Férrer e Ciro Nogueira, o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (PMDB) e outros deputados estaduais, alguns deputados federais e o ex-governador Wilson Martins (PSB).

Por: Maria Clara Estrêla com informações de Nayara Felizardo
Mais sobre: