Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

João Henrique segue à frente do Sesi e não assume secretaria de Temer

Peemedebista era cotado para assumir o cargo de Secretário de Governo de Temer, mas o presidente escolhera manter deputado em exercício.

21/11/2017 17:07

O presidente do Conselho Nacional do Sesi, o piauiense João Henrique Sousa (PDMB/PI), afirmou em entrevista ao O DIA, na tarde desta terça-feira (21), que continuará na presidência do órgão. O peemedebista havia sido cotado para assumir a Secretaria de Governo de Michel Temer (PMDB). No entanto, após uma reunião com o presidente no início da tarde de hoje, ficou decidido que outro deputado será sondado para o cargo.

João Henrique e Michel Temer. (Foto: Arquivo O Dia)

De acordo com o ex-ministro, a notícia foi recebida com tranquilidade. “Até porque eu não havia sido convidado, fui apenas sondado, e se, eventualmente, fosse necessária minha participação, eu aceitaria”, destaca João Henrique. A partir de agora, o foco do peemedebista está na sua candidatura ao Governo do Estado o Piauí nas eleições de 2018. 

Sobre a decisão de Temer, João Henrique Sousa revela que a avaliação da bancada do PMDB é de que o novo secretário de Governo de Michel Temer seja um deputado que esteja exercício de mandado, com a condição de não ser candidato nas próximas eleições. “Conversei com o líder do PMDB, o deputado Baleia, e ele disse que não tem nada contra mim, muito pelo contrário, nós temos um bom relacionamento, mas como líder de uma bancada de deputados, ele tem a obrigação de dar o nome de um parlamentar que esteja em exercício do mandato, e isso é razoável”, diz.

Entre os nomes cotados para o cargo, está o deputado Carlos Marun (PMDB/MS), aliado do ex-deputado Eduardo Cunha.  Além deste, outra corrente da bancada do PMDB pede a manutenção do atual Secretário de Governo, o deputado Antônio Imbassahy (PSDB/BA). “É o presidente que vai decidir, mas acho que está mais para o Carlos Marun, porque, de qualquer forma, é um pedido do líder do PMDB na Câmara e no Governo”, afirma.

Com a dispensa, o ex-ministro retorna ao Piauí ainda nesta semana para tratar da agenda como candidato ao Governo do Estado, dando continuidade à caravana no interior do Piauí, passando por municípios como Bom Jesus, Corrente e Floriano. 

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: