Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Henrique Pires já chama Temer de 'presidente' e diz que ele pensa em nomes

De acordo com Henrique Pires, até o momento Michel não revelou quais nomes pretende indicar para assumir os ministérios e demais cargos de segundo escalão, na iminente mudança de Governo.

18/04/2016 15:57

O peemedebista Antonio Henrique de Carvalho Pires, ex-presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), esteve na manhã desta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa do Piauí e celebrou com seus correligionários e demais aliados a aprovação do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT), na Câmara Federal.

Henrique Pires acompanhou a votação no Palácio do Jaburu, ao lado do vice-presidente Michel Temer (PMDB), que assumirá a Presidência da República, caso o processo seja aceito pelo Senado Federal.

Henrique Pires, ex-presidente da Funasa (Foto: Jailson Soares / Arquivo O DIA)

Referindo-se a Michel já como "presidente", Henrique Pires disse se considerar um "soldado de infantaria" do vice. Ele afirmou também que Michel observa com preocupação a crise político-econômica que assola o país desde 2014.

De acordo com Henrique Pires, até o momento Michel não revelou quais nomes pretende indicar para assumir os ministérios e demais cargos de segundo escalão, na iminente mudança de Governo, embora deva estar pensando em alguns amigos e aliados.

"O presidente Michel sabe das atribuições constitucionais que o cargo lhe impõe. Foi presidente da Câmara [Federal] três vezes, foi secretário de Segurança, procurador do Estado de São Paulo, vice-presidente pela segunda vez, e sabe da importância do desafio que se aproxima [...] O presidente faz política há muito tempo, é um homem realizado na vida acadêmica e na vida profissional dele. E, diante desse desafio, com certeza ele deve estar pensando em nomes. Mas esses nomes são extremamente reservados à sua pessoa. Ele é uma pessoa firme, uma pessoa atenciosa e uma pessoa de compromisso. Eu tenho uma aproximação com ele e digo que sou seu soldado de infantaria. O ministro João Henrique é amigo dele, e nós percebemos que ele [Michel] está muito preocupado com a situação do país. Ele quer que o país retome o crescimento, retome a geração de emprego, que os empresários e a população voltem a acreditar no Brasil", afirma o Henrique Pires, que foi um dos principais entusiastas do impeachment no Piauí, e almeja assumir um posto de destaque no Governo Temer.

O peemedebista pediu demissão da presidência da Funasa há menos de um mês, em 24 de março, cinco dias antes de o Diretório Nacional do PMDB decidir, por aclamação, abandonar o Governo da presidente Dilma Rousseff.

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, deputados estaduais que fazem oposição ao Governo do PT no Estado, como Robert Rios (PDT) e Marden Menezes (PSDB), comemoraram o resultado da votação do impeachment neste domingo, e avaliaram que a derrota de Dilma Rousseff (PT) terá consequências no Piauí, podendo, inclusive, fortalecer a oposição ao governador Wellington Dias (PT).

Por: Cícero Portela
Mais sobre: