Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo vai controlar gastos com diárias e passagens

Controle será feito por meio de um sistema eletrônico e iniciará a partir do dia 1º de fevereiro, em todos os órgãos

17/01/2017 08:22

A Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) vai implantar o Sistema de Controle de Diárias e Passagens (SCDP) a partir do dia 1º de fevereiro. Neste primeiro momento, em fase de teste, o projeto piloto deverá abranger apenas quatro órgãos. A intenção é que até o final do ano todos os órgãos estaduais estejam com o Sistema em funcionamento. 

secretário de administração, Franzé silva, diz que medida facilitará controle dos cofres públicos  (Foto: Moura Alves/ O Dia)

De acordo com o secretário da Administração, Franzé Silva, ser vidores indicados pelos gestores da SeadPrev, Sefaz, Controladoria Geral do Estado (CGE) e Agência de Tecnologia da Informação (ATI) vão participar de dois dias de treinamento. Eles receberão uma senha para acessar o sistema e fazer a operacionalização do pedido de aquisição das passagens aéreas e diárias. 
Pelo processo, o órgão interessado faz o pedido de aquisição das passagens aéreas e das diárias, apresentando as justificativas e finalidades. Em seguida, a solicitação é lançada no sistema onde vão ser feitas três cotações. A solicitação de diárias também vai ser feita pelo sistema e independe do pedido de passagens aéreas. “Vai ser priorizada a que tiver menor preço”, disse Franzé Silva. 
Após isto, ainda este mês, o governador Wellington Dias (PT) deve regulamentar o controle nos órgãos por meio de decreto. A tramitação de aquisição de passagens aéreas e diárias é tanto para ser vidores do Executivo estadual como para não ser vidores. 
“Além de sistematizar a aquisição de passagens aéreas, o Governo vai poder monitorar e fazer com que as compras tenham qualidade e economia”, destacou o secretário. Todo o processo será gerenciado pela Secretaria da Administração e Previdência.
Edição: Mayara Martins
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: