Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo sanciona novo plano de carreira dos técnicos-administrativos da Uespi

O novo texto prevê novos pisos para os técnicos-administrativos, e a implantação será escalonada em três parcelas, previstas para os meses de janeiro, junho e dezembro.

22/08/2017 12:59

O governador Wellington Dias (PT) sancionou, enfim, a lei que reformula o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos técnicos-administrativos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), uma reivindicação antiga da categoria.

Edifício-sede da Reitoria da Uespi (Foto: Arquivo O DIA)

O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Estadual do Piauí (Sintuespi) considera a sanção do novo plano uma grande vitória para os servidores, pois o plano anterior possui diversos pontos que não satisfazem às demandas da categoria, sobretudo no que se refere à remuneração.

Ele não previa, por exemplo, a progressão salarial dos servidores que se qualificassem, o que o atual passa a contemplar.

O novo texto prevê também novos pisos para os servidores, cuja implantação será feita em três parcelas, previstas para os meses de janeiro, junho e dezembro.

Paulo Ricardo, vice-presidente do Sintuespi, afirma que a aprovação do plano vai melhorar a situação dos servidores, mas não resolve todos os problemas da categoria. "Houve muita batalha para que nós conseguíssemos a aprovação desse plano, e nós estávamos acompanhando esse processo há muito tempo. Estamos comemorando, mas ainda há várias lutas a serem enfrentadas pelos servidores, para que tenhamos condições de trabalho mais dignas", afirma o sindicalista.

O reitor Nouga Cardoso afirma que, além de ser uma conquista para os servidores, o novo plano também representa uma vitória para a Uespi, na medida em que seu texto dá incentivos para que os técnicos-administrativos passem a desejar seguir na carreira, o que até então não ocorria, por conta da baixa remuneração, que culminava com uma alta rotatividade no quadro de pessoal da entidade de ensino superior.

O reitor Nouga Cardoso (Foto: Lina Magalhães / Arquivo O DIA)

"A lei estabelece novos valores do piso salarial dos técnicos-administrativos da Uespi, conforme sua posição na carreira, que possui profissionais de nível médio e superior. O piso já existe mas o valor é muito irrisório, muito pequeno, o que provocava no técnico-administrativo da Uespi um sentimento de não se ver, no longo prazo, dentro da instituição. Nós tínhamos muitas solicitações de demissão. Técnicos eram aprovados em outros concursos e abandonavam a universidade por conta dessa falta de perspectiva de valorização profissional pelo salário", observa o reitor.

Nouga afirma, ainda, que o novo plano de carreira foi construído pela instituição em harmonia com os servidores, que puderam apontar os principais pontos a serem melhorados na carreira.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: