Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo anuncia arrocho financeiro e descarta reajustes e contratações

Gestores assinaram nota técnica alertando sobre dificuldades para 2015.

05/05/2015 13:45

Os secretários que compõem a Comissão de Gestão Financeira e por Resultados assinaram nesta terça-feira (05) uma nota técnica repleta de más notícias para o Piauí. O documento anuncia o arrocho nas contas do Estado e maior controle das despesas, além de descartar reajustes salariais dos servidores e novas contratações.

O Fluxo Financeiro do Tesouro Estadual projetado para todo o exercício de 2015 demonstra dificuldades ainda maiores a partir do mês de julho, uma vez que o segundo quadrimestre do ano contempla tradicionalmente meses de menor receita para os cofres estaduais.

Além disso, o Relatório de Gestão Fiscal referente ao primeiro quadrimestre de 2015, que será publicado até o último dia útil deste mês, conforme previsto em Lei, irá apresentar um índice de Gasto com Pessoal acima do Limite de Alerta (44,10% da Receita Corrente Liquida) da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A projeção realizada pelos técnicos da Secretaria da Fazenda para os próximos quadrimestres do ano sinaliza que há grande probabilidade do Limite Prudencial ser ultrapassado no curso de 2015.

Diante do cenário, a nota técnica diz que é necessária a manutenção de um rigoroso ajuste fiscal, o qual deve contemplar medidas para aumento de arrecadação estadual e medidas para controle de despesas, notadamente as despesas com pessoal. “Devem-se evitar ao máximo quaisquer reajustes salariais ou contratação de novos servidores durante todo o ano de 2015”, diz o documento.

A nota é assinada pelos secretários de Fazenda (Rafael Fonteles); Administração (Franzé Alves); Planejamento (Antonio Neto); Governo (Ariane Sidia – interina), além do procurador-geral Plínio Klerton e do controlador geral do Estado, Darcy Siqueira.

Por: Nayara Felizardo, com informações da Sefaz
Mais sobre: