Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governador Wellington Dias empossa hoje quatro novos gestores

Francisco Costa e Herbert Buenos Aires seguem no Governo, mas em novas pastas. Bonfm passa a gerir a Agespisa, e Florentino a Sesapi.

11/05/2017 08:48

O governador Wellington Dias vai dar posse a quatro gestores de seu governo hoje (11). A solenidade acontece às 18h no Palácio de Karnak. 

Francisco Costa, que estava na Secretaria de Saúde, assume o Instituto de Águas do Piauí. Ele ocupa a vaga de Herbert Buenos Aires, que ficará à frente do Instituto de Terras. Florentino Neto, ex-prefeito de Parnaíba, assume a Sesapi. Emanoel Bonfim passa a gerir a Agespisa. 

O último ato de Francisco Costa à frente da Sesapi foi ontem (10) quando empossou 174 funcionários para Maternidade Dona Evangelina Rosa. A prioridade no Instituto de Águas será, segundo o novo gestor, a universalização de acesso e melhoria do abastecimento de água no estado. 

Francisco Costa troca Sesapi pelo Instituto de Águas, que estava sob comando de Herbert Buenos Aires (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

“Esse é o foco principal que o governador tem nos passado. Em Teresina, já foi dado um encaminhamento, com o processo de subconcessão. Agora vamos focar nas cidades do interior do Estado. Em alguns, em cerca de 50 cidades, ainda há o gerenciamento pela própria prefeitura, sem um funcionamento adequado”, declarou. 

Francisco Costa já havia iniciado o processo de transição e já participou de reuniões com o Secretário da Defesa Civil, Hélio Isaias, com a Funasa e com a própria Agespisa. “Já fizemos algumas discussões para tratarmos de soluções definitivas”, ressaltou. 

Insatisfação 

Francisco Costa comentou ainda sobre uma possível insatisfação do PMDB com a pequena quantidade de hospitais que a Fundação Hospitalar, administrada pelo pmedebista Pablo Santos, está gerindo. “Não é que o governador tenha objeção em passar mais hospitais para Fundação, mas ela está iniciando agora. Nesses primeiros meses, ela tem uma estrutura mínima. O processo é gradativo”, explicou. 

Sobre o assunto, Florentino Neto, que assume a Sesapi a partir de hoje, já havia informado a O DIA que a prioridade é dar continuidade às obras do ex-secretário e que trabalhar “na base do diálogo”, independentemente de partidos. “Tenho que atender a todos indistintamente, seja de que partido for, situação ou oposição. Da minha, parte não terá nenhum tipo de discriminação”, disse.

Por: Ithyara Borges
Mais sobre: