Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SUS: que mudanças a pandemia traz para a Saúde do Brasil?

Mesmo precário, o parlamentar afirma que, sem os serviços públicos, teríamos o agravamento da situação

22/05/2020 09:37

Diante do avanço da crise causada pela pandemia novo coronavírus (Covid-19) em todo o país, o deputado Flávio Nogueira (PDT), em entrevista ao Jornal O Dia, fez questão de destacar a “heróica resistência” do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento à doença.

Mesmo precário, o parlamentar afirma que, sem os serviços públicos, teríamos o agravamento da situação. “Se não fosse o SUS, o que teríamos hoje? O caos seria pior, pois a rede privada, além dos preços exorbitantes, não iria sustentar e oferecer o número de leitos que tem o Sistema Único, resistindo bravamente”, disse. 

Ainda assim, o piauiense se diz preocupado com a crescente de novos casos e óbitos provocados pelo vírus, contrastando com o esgotamento da estrutura hospitalar de estados e municípios e a desobediência da população às medidas de proteção recomendadas pelas autoridades sanitárias. 

Por seu turno, Nogueira defende mais investimentos aos SUS no pós pandemia. “Se flexibilizar o isolamento vai morrer gente no meio da rua, porque a rede a hospitalar não suportar mais, o SUS já deu o que tinha que dar (...) depois dessa crise teremos que aprimorá-lo e fortalecê-lo”, conclui.

Por: Breno Cavalcante, do Jornal O Dia
Mais sobre: