Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Firmino Filho propõe redução de 800 cargos comissionados

A estimativa é de que, com os cortes, o município economize R$ 500 mil mensais.

17/03/2017 08:19

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), enviou à Câmara Municipal de Vereadores uma mensagem propondo a redução de aproximadamente 800 cargos comissionados existentes na estrutura da Prefeitura Municipal. De acordo com o gestor, o objetivo é adequar a máquina pública ao momento de dificuldades financeiras que a administração atravessa, por conta da crise econômica nacional. 

Prefeito alega que a crise tem afetado as finanças do município e que projeto se adequa à nova realidade econômica da Prefeitura (Foto: Moura Alves/ O Dia)

A estimativa é de que, com os cortes, o município economize R$ 500 mil mensais. Firmino Filho tinha prometido a redução ainda em janeiro, quando tomou posse para seu quarto mandato como gestor do executivo municipal. Ele orientou que as secretarias realizassem estudo para reduzir em 20% o número de cargos comissionados e funções gratificadas. “A crise econômica tem trazido consequências para as administrações com a queda sucessiva de repasses”, pontua o prefeito. 
De acordo com Firmino Filho, a redução não vai prejudicar a prestação dos serviços públicos a população. O estudo foi comandado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos e também atinge coordenadorias, diretorias, empresas públicas municipais e órgãos da administração indireta. 
“O país todo enfrenta uma crise econômica que é uma das maiores da história. Isso impacta nas finanças do município, como na queda dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Estamos propondo essa organização administrativa, buscando sempre preservar a eficiência dos serviços prestados à população”, disse Firmino Filho (PSDB).
Por: João Magalhães
Mais sobre: