Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Firmino Filho nega que esteja negociando mudanças na equipe de secretários

Segundo o prefeito, não é o momento para mudanças na equipe. Problemas na Câmara teriam motivado boatos

14/09/2017 07:44

O prefeito Firmino Filho (PSDB) negou as informações de que ele estaria negociando alterações em algumas pastas da administração para atender parlamentares que estariam insatisfeitos com a base na Câmara. Informações de bastidores davam como certa a ida de Inácio Carvalho (PP) para compor a equipe, o que também foi negado pelo parlamentar. 
Ontem (13), durante o encontro com tetracampeões brasileiros de handebol dos Jogos Escolares, Firmino Filho negou qualquer alteração na administração municipal. “Não existe nenhuma possibilidade de mudança no momento. Estamos no início da gestão e a gente não pensa em nenhuma mudança”, sintetizou. 

Prefeito Firmino Filho diz que, se houver mudanças, serão involuntárias (Foto: Moura Alves/ O Dia)

Questionado sobre a ida de uma parlamentar da base para compor a equipe do 1º escalão, Firmino reiterou que não está negociado mudanças. “Infelizmente não existe nada de concreto em relação a isso. A equipe está montada e engajada. Enfim, não é momento para mudança de equipe, qualquer mudança será absolutamente involuntária no momento”, disse. 
Procurado pelo Jornal O Dia, o vereador Inácio Carvalho (PP) também negou que haja conversações neste sentido. A saída do vereador para a prefeitura seria uma tentativa do prefeito de minimizar a insatisfação com o modo de Graça Amorim (PMB) administrar a base. 
“Não há nenhuma insatisfação com a Graça Amorim. Essa informação de que eu estaria liderando um movimento interno na Câmara de pessoas divergentes à liderança da vereadora não procede. Ela é uma grande líder, conhece bem o regimento da Casa e a lei orgânica. Não há nenhum fundamento nessas especulações”, esclareceu Inácio Carvalho 
Washington Bonfim recebe convite e pode deixar Secretaria de Planejamento
O professor Washington Bonfim pode deixar, em breve, o cargo de secretário de Planejamento da Prefeitura de Teresina. Ao O DIA, ele explicou que está apenas resolvendo questões pessoais e a tendência é aceitar o convite para atuar em São Paulo, numa Organização que atua em projetos de responsabilidade social voltados para grandes empresas e também em investimentos públicos. 
Ontem (13) pela manhã, o prefeito Firmino Filho (PSDB) adiantou a informação à imprensa, mas afirmando que não tinha nada definido ainda por parte do secretário. “Ele recebeu um convite de fora, bastante sedutor e obviamente que estamos muito preocupados com sua saída. O Washington é um grande secretário, é uma figura central na nossa gestão pela sua qualificação, que se destaca pelos seus resultados”, declarou Firmino Filho, acrescentando que mantinha conversas com Bonfim no sentido de “segurar” o gestor na Prefeitura de Teresina. 
“Mas se ele tiver que sair será uma grande perca para Teresina e para administração”, pontuou. Firmino disse ainda que por conta das tentativas em manter Washington Bonfim no quadro da administração, ainda não pensou em um nome para ocupar a vaga do professor. “É um luxo uma cidade como Teresina ter um secretário da qualificação e do padrão intelectual do Washington. Estamos ainda na fase de lutar para que ele fique conosco”, assegurou. 
Washington Bonfim já tinha ocupado o cargo de secretário de Educação da Prefeitura de Teresina em gestões tucanas anteriores e desde 2013 é o secretário de Planejamento. Ele é cientista político e professor da Universidade Federal do Piauí. Na Semplan, é o responsável pela formatação de projetos e planos diretores da capital. No início deste ano, ele filiou-se ao PP
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: