Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Firmino Filho descarta candidatura de sua esposa

Lucy Soares irá se filiar ao PP no dia 20 de fevereiro, mas o prefeito garante que ela não disputará as eleições

01/02/2017 07:34

Nos próximos dias, Firmino Filho (PSDB) fará uma viagem à Brasília, onde terá um encontro com o Senador Aécio Neves, presidente nacional do partido. Dentre os assuntos, o prefeito deverá tratar sobre ações municipais e as desfiliações de políticos em Teresina. 

De acordo com Firmino, a saída de tucanos para o Partido Progressista (PP) não enfraquece a sigla, já que os desfiliados não são do executivo e nem do legislativo. “Não existe nem um tipo de enfraquecimento. O PSDB não perdeu um prefeito, não perdeu um deputado. Existe uma consolidação de uma coligação, que é essa aliança entre o PSDB e o PP”, explicou. 

Prefeito diz ainda que saída de tucanos para o PP demonstra consolidação de alianças (Foto: Moura Alves/ O Dia)

A ida de Silvio Mendes, Washington Bonfim e de sua esposa, Lucy Silveira, não muda os planos do partido em relação às eleições de 2018, segundo o prefeito. “As filiações ao PP consolida e amarra essa coligação, não apenas a nível municipal, mas também a ní- vel estadual”, disse. 

Firmino Filho descartou ainda a possibilidade de Lucy Silveira sair como candidata à Deputada Federal nas pró- ximas eleições. “Não. Ela não é candidata a nada. Ela não se coloca como candidata, nunca se colocou”, ressaltou. 

Em relação à possível aliança do PSDB com PT nas próximas eleições, já que o PP é da base de Wellington Dias (PT) e fará coligação com o PSDB, o prefeito disse que ainda é muito cedo para discutir o assunto. “Está muito longe. Essa movimentação é para criar as possibilidades, mas não tem nenhuma alternativa definida”, garante. 

Em mensagem ao Legislativo, prefeito vai discutir crise financeira 

O Prefeito Firmino Filho irá ler nesta quarta-feira (01) a mensagem anual na Câmara dos Vereadores de Teresina. O rito faz parte da abertura das atividades na Casa depois do recesso parlamentar e será, também, o início de um novo mandato após as eleições municipais, que apresenta uma renovação de 48,2% dos vereadores. A solenidade acontece às 10 horas, no Plenário da Casa. 

Firmino Filho afirmou que a ideia é de levar uma mensagem com senso de realismo devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelo município. “Mas é também uma mensagem de otimismo. É necessário que possamos ter criatividade e muita capacidade de trabalho nesse momento para que possamos sair bem”, pontuou o prefeito. 

Além da mensagem, o prefeito deve fazer um balanço de seu mandato anterior e discutir algumas propostas e metas para os próximos quatro anos. Os trabalhos no legislativo municipal serão abertos pelo presidente da Casa, o vereador Jeová Alencar (PSDB). 

Na Assembleia Legislativa as atividades serão retomadas amanhã (02), quando contará com a presença do governador Wellington Dias (PT). Antes da leitura da mensagem pelo governador, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), vai cumprir o cerimonial, que prevê a revista da tropa. Logo após, o presidente fará a instalação da sessão com a leitura da texto feita por Dias.

Por: Ithyara Borges
Mais sobre: