Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Firmino Filho anuncia redução de 20% dos cargos comissionados

Prefeito disse que está passando por dificuldades para finalizar a administração e que algumas secretarias serão extintas ou irão ser vinculadas a outras

29/11/2016 11:33

A crise financeira enfrentada pelos municípios em todo país está fazendo com que gestores estabeleçam cortes de despesas na administração. É o que Firmino Filho já havia anunciado com as secretarias em Teresina. Nesta terça-feira (29) ele declarou que deve reduzir em 20% os cargos comissionados em todos os órgãos municipais.

O prefeito disse que está passando por dificuldades para finalizar a administração deste ano e que o problema financeiro deve ser estendido até o final de 2017, o que terá como consequência e providência imediata a diminuição de gastos com pessoal e a redução de secretarias.

Firmino Filho declarou ainda que, para evitar despesas, algumas secretarias serão extintas ou irão ser vinculadas a outras. Nestas haverá a redução de funcionários com cargos comissionados. Ele não citou quais pastas deverão sofrer as modificações, mas admitiu a possibilidade de fusão dos órgãos da saúde.  

Superintendente da SDU Sul

Mais um integrante da nova equipe da administração municipal de Teresina foi anunciado nesta terça-feira (29). Paulo Lopes vai comandar, a partir de janeiro, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Sul (SDU-Sul). Este é o sexto nome anunciado por Firmino Filho.

Paulo Lopes esta à frente da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) desde 2013 e já foi superintendente Executivo da SDU Sul entre os anos de 2003 e 2008. A divulgação do nome feita pelo prefeito durante a solenidade de entrega de regularização fundiária do Conjunto Parque Piauí, onde Paulo Lopes reside. "Nem ele estava sabendo", disse Firmino Filho ao anunciar o nome.

O prefeito afirmou que os nomes da sua equipe serão divulgados gradativamente até que a lista esteja completa, o que deve ocorrer até a primeira quinzena de dezembro. “Essa decisão talvez seja a mais difícil de um gestor. Escolher sua equipe tem implicâncias na gestão e implicações políticas. É uma decisão que não é facilmente reversível”, declarou.

Firmino Filho garantiu também a presença dos 21 partidos que fizeram parte da coligação que o reelegeu e de, pelo menos, quatro vereadores na equipe do próximo ano. “Não tem nomes definidos ainda, mas teremos alguns vereadores”, explicou o prefeito.

Na última segunda-feira (28) foi confirmada a permanência de dois secretários: Jalisson Hidd, da Secretaria de Finanças, e Charles da Silveira, da Secretaria de Governo. Firmino filho já havia anunciado Kléber Montezuma, da Educação; Washington Bonfim, do Planejamento, e Fernando Said, da Comunicação. Portanto, até agora, dos seis nomes divulgados, apenas Paulo Lopes vai mudar de cargo.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: