Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fábio Novo e mais sete gestores são empossados no Karnak

Solenidade celebra a conclusão da reforma administrativa de Wellington Dias.

29/06/2015 13:19

A reforma administrativa do governador Wellington Dias (PT) já é uma realidade a partir desta segunda-feira (29). Ao meio dia, oito gestores foram empossados nos novos cargos da administração estadual.

O deputado Fábio Novo (PT) assume a Secretaria de Cultura; o ex-prefeito B. Sá (PSB) foi empossado o coordenador de fomento à irrigação; Gilberto Gomes é o coordenador de Fomento ao Saneamento Rural; Simone Pereira (PSD), que foi secretária de Defesa Civil do governo de Zé Filho (PMDB), assume a coordenação de Desenvolvimento Social e Lazer; Daniele Aica é a diretora geral do Instituto de Assistência à Saúde; Marcos Stainer assume a Superintendência de Previdência da Secretaria de Administração e Previdência; Catarina Raulino passa a ser a superintendente de Gestão e Controle de Gastos e José Osmar Alves é o diretor geral de Regularização de Terras do Interpi.

O Secretário de Cultura, Fábio Novo, foi quem discursou em nome de todos os empossados. Ele destacou as mudanças na área da previdência como necessárias e corajosas. “São medidas que deviam ser tomadas pelos demais Estados do Brasil. O País ganhou qualidade de vida e as pessoas estão vivendo 10 anos a mais. Então a previdência precisa ser revista”, disse Novo.

Em relação à pasta que assume, o secretário admitiu que existe um débito do governo com a área da cultura. “O governador cumpre a sua missão ao transformar a Fundac em secretaria. Nós teremos um foco, que é o de fomento. Os bandolins de Oeiras e as rabecas de Bom Jesus não vão deixar de existir. Vamos ainda reforçar a Escola de Música”, garantiu Fábio Novo.

Ele classificou como incompetência o fato de nunca ter sido registrado em CD e DVD a Cantata Gonzaguiana, um espetáculo em homenagem a Luiz Gonzaga, interpretado por João Cláudio Moreno acompanhado da Orquestra Sinfônica. “Mas nós vamos fazer!”, disse o sceretário, que foi muito aplaudido durante a solenidade.

De acordo com o governador Wellington Dias, o governo tem uma meta para a cultura no Estado. “Queremos que os festivais não sejam apenas festas, mas que façam o resgate da cultura, casado com a educação naquilo que são as nossas raízes. E esse casamento de educação com cultura deve se dar nas escolas também. Onde houver uma quadra poliesportiva, que haja um cine teatro”, prometeu o governador.

A posse de Fábio Novo foi a mais prestigiada entre os novos gestores. Muitos artistas compareceram à cerimônia. Segundo o promotor cultural e diretor do Theresina Hall, Antoniel Ribeiro, a expectativa é boa. “è uma pessoa sensível e que sempre ajudou os artistas. Estamos de braços abertos para recebe-lo e para ajudar também”, disse o produtor. Entre as reivindicações da classe artística estão o retorno dos festivais de música e de teatro e mais projetos de incentivo à cultura e aos artistas.

Mais sobre: