Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ex-presidente chega hoje ao Piauí com a caravana "œLula pelo Brasil"

Lula cumpre agenda nos municípios de Marcolândia, Picos, Altos e Teresina, onde ica até segunda.

01/09/2017 07:43

A caravana “Lula Pelo Brasil” chega ao Piauí hoje (01). Em seu primeiro ato no Estado, Luís Inácio Lula da Silva (PT) participa de discussões sobre a produção de energia solar e eólica no município de Marcolândia. Em seguida, ele segue viagem para cidade de Picos, onde receberá o titulo de Cidadão Picoense. 

Ex-presidente tem percorrido vários Estados do nordeste. Atos pró e contra lula estão sendo planejados por todo o Estado (Foto: Folhapress)

O ex-presidente deve chegar a Teresina no final da tarde de sábado (02), quando será recebido por populares no bairro Esplanada, na zona sul. Durante a noite, ele participa de um jantar que promoverá novas filiações ao Partido dos Trabalhadores. “O partido destacou apenas 10 filiações para este momento, como a ilha da deputada Trindade, a Camila, que terá sua ficha abonada pelo presidente Lula”, disse o deputado João de Deus (PT). 

De acordo com a agenda divulgada pela assessoria da caravana, o ex-presidente visita ainda o município de Altos no domingo (03) para o ato “Mais Habitação, Mais Cidadania” e receberá o título de cidadão Altoense da Câmara Municipal. 

De volta a Teresina na segunda (04), Lula o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), honraria questionada pela advogada Sarah Cavalca. Ela impetrou uma ação de caráter liminar na Justiça Federal no último dia (29) para tentar impedir a entrega do título. Segundo a advogada, Lula estaria fazendo campanha eleitoral extemporânea e não teria “moralidade” para receber o título. No entanto, a Justiça indeferiu o pedido e a entrega do título está mantida. 

Um grupo de manifestantes também está organizando um movimento contra a vinda de Lula. O vereador Dudu (PT) chegou a divulgar, via redes sociais, um vídeo em que acusa a médica Adriana Sousa, lí- der dos movimentos "Vem pra Rua" e "Aliança Médica", de estar planejando "ofensivas" contra o ex-presidente, com a intenção de intimidar Lula e os militantes do PT. A médica disse que iria registrar um boletim de ocorrência contra o parlamentar, pois se sentiu ameaçada com as airmações feitas por ele. 

A caravana teve início pela Bahia e seguirá até o Maranhão. Lula está percorrendo os quase 4 mil quilômetros de ônibus percorrendo nove estados e 25 cidades nordestinas. 

Ciro Nogueira vai se reunir com Lula em jantar com Wellington 

O senador Ciro Nogueira (PP) vai se reunir com o ex-presidente Lula (PT) no Piauí. O encontro será no jantar oferecido por Wellington Dias (PT) na residência oficial do governador, na zona Leste de Teresina, na noite de segunda-feira (04). Na ocasião, será o primeiro entre Lula e o presidente nacional do PP, após Ciro Nogueira (PP) votar pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2016. Ciro Nogueira confirmou presença no jantar ao O DIA. 

Senador tem sido criticado pelo PT após ter votado pelo impeachment (Foto: Jaílson Soares/ O Dia) 

Em Caravana pelo Nordeste, Lula já se reuniu com o senador Renan Calheiros (PMDB) em Alagoas. Calheiros também votou pelo impeachment de Dilma. A diferença é que enquanto com Renan o encontro foi em palco em evento público, Lula vai se reunir com Ciro reservadamente. O senador do PP não vai a nenhum evento público por onde Lula cumprirá agenda. 

Desde 2016, todas as vezes que Ciro e a militância petista se encontram, ele é chamado de “golpista” pelos correligionários do governador. Na última vez, no encontro regional do partido na Câmara Municipal de Teresina, a presença de Ciro foi anunciada equivocadamente e as vaias tomaram conta do Plenário. 

No entanto, o convite a Ciro Nogueira ocorre por dois principais motivos. Além de presidente nacional de um grande partido, ele também é o principal representante do Piauí e aliado do governo Wellington Dias em Brasília, onde tem conseguido desburocratizar a liberação de recursos ao Estado. 

 Justiça mantém concessão de título da UFPI à Lula 

O juiz Márcio Braga Magalhães, da 2ª Vara da Justiça Federal no Piauí, indeferiu pedido de liminar em ação que pedia a suspensão do título de doutor honoris causa concedido pela Universidade Federal do Piauí, ao ex-presidente Lula (PT). O título será entregue na segunda-feira (04), às 9h. A advogada Sarah Cavalca ingressou com ação popular contra a homenagem. 

A advogada alega que o ex-presidente está em campanha eleitoral antecipada e que por ser condenado na Justiça e responder vários processos, ele não cumpre o princípio da moralidade, requisito necessário para receber a honraria. 

Na decisão, o magistrado afirma que as universidades gozam de autonomia didático-científica e administrativa e que a legislação indica o reitor da instituição com competência para decidir sobre o assunto, não sendo recomendável o Poder Judiciário desconstituir a decisão. 

“A própria Resolução nº 032/05, citada pela REQUERENTE, dispõe que, para outorga do referido título, a “personalidade” deva ter contribuído para o progresso da instituição, da região ou do país, ou que se hajam distinguido por atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral. Portanto, são conceitos abertos e que se inserem no mérito administrativo, tendo estes, certamente, sido discutidos no âmbito interno da IES, não sendo recomendável sua desconstituição pelo poder judiciário”, diz o magistrado na decisão. 

O juiz Marcio Braga Magalhães airma ainda que “se há questões eleitorais que serão exploradas, entendo que deva ser intimado o Ministério Pú- blico Federal para integrar a lide e emitir parecer no momento oportuno, adotando as providências que entender necessárias”.

Por: Ithyara Borges e João Magalhães
Mais sobre: