Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Elmano indica novo nome para a superintendência do Dnit

Essa é a segunda indicação que Elmano faz para o cargo.

29/07/2015 07:31

O senador Elmano Férrer (PTB-PI) indicou ontem o engenheiro civil Paulo de Tarso Cronemberger Gomes para o cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) do Piauí. O nome já foi comunicado ao vice-presidente da República, Michel Temer, e ao ministro da Casa Civil, Aloísio Mercadante. 

“Fiz uma indicação técnica, pensando em um profissional que poderá contribuir efetivamente com seu conhecimento para trazer benefícios para o nosso Estado. Acredito que o novo gestor tem mérito para assumir o desafio”, afirmou o senador. 

Paulo de Tarso Cronemberger Gomes é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, tem mestrado e doutorado em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É professor assistente aposentado da Universidade Federal do Piauí, onde foi vice-diretor e diretor do Centro de Tecnologia. Foi professor e coordenador do curso de Engenharia Civil do Uninovafapi e atualmente é professor e coordenador do curso de Engenharia Civil do Instituto Galileo. 

Essa é a segunda indicação que Elmano faz para o cargo. Em junho, o Ministério dos Transportes revogou a portaria de nomeação de José Ribamar Bastos, indicado por Elmano. Logo após a nomeação de Bastos, servidores do Dnit enviaram nota de repúdio à indicação, pois a mesma contrariava uma portaria do ministério que exigia que o ocupante do cargo fosse um servidor público de carreira, o que não era o caso de Bastos. 

Devido à repercussão, o próprio ministério reconheceu e recorreu e revogou a nomeação. Irritado, Elmano ameaçou a ir para a oposição e chegou a declarar que não tinha mais compromisso com os Governos Federal e Estadual. A nova indicação, no entanto, deixa claro que Elmano continua apoiando o Governo Federal. 

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais, Paulo Bezerra, que apoio o protesto dos servidores do Dnit contra a nomeação de Bastos, comentou a indicação de Paulo de Tarso. “Ainda não é o que queríamos, pois o ideal seria a nomeação de um servidor do próprio Dnit, que por conhecer o órgão poderia contribuir muito mais. No entanto, não há no momento nenhuma reação à Paulo de Tarso, pois pelo menos ele é um servidor público federal de carreira”, comentou Bezerra.

O Dnit é uma autarquia ligada ao Ministério dos Transportes, que visa implementar a política de infraestrutura do sistema federal de viação, compreendendo sua operação, manutenção, restauração, além de construção de novas vias.

Por: Robert Pedrosa- Jornal O Dia
Mais sobre: