Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Elmano Férrer assume PTB para evitar debandada

Solenidade de posse do novo presidente do PTB foi prestigiada por diversas lideranças políticas, inclusive de partidos de oposição

30/01/2016 08:40

O senador Elmano Férrer (PTB-PI) assumiu ontem a presidência do partido no Piauí com a missão de unificar o partido, evitando a possível debandado de parlamentares em março, quando faltarão seis meses para eleições municipais. Hoje, o novo líder do PTB reúne-se com deputados e vereadores da sigla para tentar convencê-los a mudar de ideia. Elmano substitui o deputado federal Paes Landim.
“Vamos buscar unidade no partido. Nessa reunião, na sede do partido, vamos conversar para discutirmos as arestas. Há motivação para isso”, comentou o parlamentar. Esta semana, Elmano esteve reunido com o ex-prefeito de Floriano Joel Rodrigues e a vereadora Graça Amorim já buscando resolver as pendências internas.
O PTB, que hoje possui 43 prefeitos no Piauí, pode perder o deputado Hélio Isaías e a vereadora Graça Amorim. Além disso, o vereador Carlos Filho não será candidato à reeleição, o que enfraquece a sigla. A solenidade de posse de Elmano foi prestigiada, com a presença de praticamente todos os partidos. Estiveram no evento o governador Wellington Dias (PT), a vice-governadora Margarete Coelho (PP), o prefeito Firmino Filho (PSDB), o ex-governador Wilson Martins (PSB), a senador Regina Sousa (PT), os deputados federais Rodrigo Martins (PSDB), Átila Lira (PSB), Silas Freire (PR), Flávio Nogueira (PDT), estaduais Marden Menezes (PSDB), Firmino Paulo (PSDB), Júlio Arcoverde (PP), Tadeu Maia Filho (PSB), o vice-prefeito de Teresina Ronney Lustosa (PSD), os vereador Aluísio Sampaio, Inácio Carvalho( PP) e R. Silva (PP), o ex-prefeito de Parnaíba, José Hamilton (PTB), entre outros.
Decisão sobre candidatura à PMT será do partido, diz senador
Elmano Férrer mais uma vez evitou confirmar se será ou não candidato ao Palácio de Cidade. Ele disse que a decisão é do partido, pois ele não governa sozinho. Além disso, o petebista insistiu em defender que o partido trabalhe mais um nome, além dele, que possa disputar a Prefeitura.
“Em 2012, quando eu era perfeito (de Teresina), nós decidimos que eu seria candidato [à reeleição] somente em março. Portanto, ainda tem tempo para a gente trabalhar um nome para disputar. Poderá ser eu, poderá ser outro nome”, desconversou o parlamentar.
O senador ressaltou que teve 700 mil votos no interior para senador e 300 mil em Teresina, e que precisa analisar a candidatura com cautela, já que foi eleito para o Senador por oito anos.
Com um pé no PMB, Graça Amorim diz que PTB abandonou as ruas
A vereadora Graça Amorim, um das mais insatisfeitas com o PTB e que já confirmou sua intenção de se filiar ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), afirma que o PTB se afastou das ruas e da população após as eleições de 2012, quando Elmano foi derrotado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) nas eleições municipais.
“Eu gosto que o partido esteja sempre em movimento, frequentando os bairros, ouvindo a população. O PTB, após as eleições de 2012, deu uma parada e isso prejudicou todos os vereadores”, critica a parlamentar. Graça enfatiza ainda que o partido não se mobilizou para evitar a saída vereador Antônio Aguiar (que agora é do Pros). “O Carlos Filho (PTB) não vai ser mais candidato. A gente não ver o partido se mobilizando [para reverter a situação]”, comenta.
“A intenção é procurar um espaço onde eu possa continuar trabalhando por Teresina, um lugar onde possa dar uma contribuição efetiva, dar opinião, dentro de um partido onde a gente possa crescer, galgar outros postos, onde a gente possa ter espaço”, afirma, numa crítica direta ao PTB. A reunião deste sábado, contudo, pode fazer Graça muda de ideia. “Vamos ouvir o que vai ser dito e feito, agora com o Elmano na presidência”, conclui.
Por: Robert Pedrosa - Jornal O DIA
Mais sobre: