Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleitores devem ficar atentos às mudanças nas seções eleitorais

Para saber se houve alteração, o eleitor pode acessar o site do TRE/PI, ir à Central de Atendimento ao Eleitor ou no seu local de votação

28/09/2016 07:52

Os eleitores de Teresina que votam na 1ª, 2ª ou 97ª zona eleitoral devem ficar atentos às mudanças nas zonas e seções eleitorais. Isto porque o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) redimensionou algumas zonas eleitorais, mudando o número da zona e seção; porém, o local não sofreu alteração. 
Para saber se houve alteração na sua zona ou seção, o eleitor pode se informar através do site do TRE/PI no endereço eletrônico www.tre-pi.jus.br, ou indo à Central de Atendimento ao Eleitor, localizada na Rua 24 de Janeiro, no Centro de Teresina, ou ainda no seu local de votação no dia da eleição. 
Segundo a chefe de Cartório da 97ª Zona Eleitoral, Conceição de Barros, o objetivo da mudança é redistribuir, de forma mais igualitária, o número de eleitores por zona, já que algumas zonas possuíam o dobro de eleitores em relação a outras. 
“Aqui na 97ª, houve uma retirada de cerca de 30 mil eleitores e uma adição de 70 mil eleitores. Esse rezoneamento ocorreu porque tínhamos uma zona da Capital com um número de eleitores bem inferior em relação às outras quatro. Por exemplo, a 2º Zona Eleitoral tinha em torno de 70 mil eleitores e a 1ª Zona chegando em 140 mil, ou seja, o dobro. Para evitar que essa zona se extinguisse, foi feito o remanejamento. Com essa mudança, todas as zonas passam a ter em torno de 110 mil eleitores e uma zona de expansão para novos eleitores”, explica. 
De acordo com a chefe de Cartório, os eleitores podem dirigir-se à Central de Atendimento ao Eleitor portando título e documento oficial com foto e solicitar a mudança. Contudo, quem não fizer o procedimento poderá votar normalmente com o documento antigo, desde que apresente o documento oficial com foto, como é exigido pela legislação. 
“Essa redistribuição não afeta o local de votação, o que houve foi uma mudança de zona e de seção. O problema que pode haver no dia da eleição é o eleitor não saber em qual seção ele vai votar, pois o título pode ter uma seção, mas no local pode ser outra numeração. Para evitar esse problema, de não saber qual é a seção no dia, se ele for eleitor de uma dessas zonas, nós indicamos que compareçam o mais rápido possível na Central de Atendimento ao Eleitor e faça a troca do título. É uma coisa muito simples, ele vem com o documento oficial com foto e receberá o título novo, não é uma segunda via, esses títulos já vieram impressos do TSE”, revela. 
Além da Central de Atendimento ao Eleitor, o recebimento do título com as zonas e seções atualizadas pode ser feito no dia da eleição no local de votação. Para isso, o eleitor deverá comparecer ao local de votação e apresentar o documento original com foto e solicitar o título de eleitor atualizado. Para que o eleitor não tenha dificuldade para votar no dia da eleição, os locais de votação estarão sinalizados informando a seção anterior e a atual. 
Bairros atingidos 
Sofreram alterações de zonas e seções alguns locais de votação situados nos bairros Acarape, Água Mineral, Embrapa, Marquês de Paranaguá, Morro da Esperança, Pirajá, Primavera, Vila Operária, Centro, Matinha, São Pedro, Vermelha, Bela Vista, Bela Vista I, Bela Vista II, Brasilar, Cantinho Sul, Catarina, Esplanada, Lourival Parente, Morada Nova, Morada Nova I, Morada nova II, Parque Jacinta, Parque Rodoviário, Porto Alegre, Povoado Alegria, Redenção, Residencial Porto Alegre, Santo Antônio, São Lourenço, Três Andares e Vila da Paz
Edição: Virgiane Passos
Por: Nathalia Amaral - Jornal O Dia
Mais sobre: